Pular para o conteúdo principal

LOST, O FIM ?

      Durante as seis temporadas de Lost, quem assistiu, foi aos poucos sendo transportado para um mundo de espaço e tempo imprecisos graças a flashbacks e teorias de viagem no tempo, e como os personagens, foi ficando cada vez mais perdido... Algumas pessoas me perguntavam porque eu ainda continuava a assistir a algo cujo os idealizadores haviam perdido o fio da meada mas, eu sempre achei que eles encontrariam um caminho satisfatório para o fechamento da série. Nos últimos episódios começou a se delinear um fim com  poucas respostas e muitas lacunas decorrentes de um roteiro  recheado de estórias paralelas que pareciam não precisarem ser resolvidas e de teorias das mais diversas linhas de pensamento que não se conectavam. Foi assustador...
       Como ficção Lost foi um projeto ambicioso e inteligente, com uma belissíma fotografia que fechou o ciclo unindo o primeiro ao último capítulo deixando em segundo plano os mistérios e lacunas não resolvidaos em episódios e até em temporadas (algumas que funcionaram, acho eu, com o objetivo puramente comercial haja vista o pouco que acrescentou e o grande sucesso da série).
        Porém, Lost revelou-se apesar de tudo uma estória além da imaginação onde os personagens nomeados propositadamente de Locke, Rousseau, Hume, Faraday, etc. de vidas e personalidades tão diferentes buscavam se encontrar ajudando-se entre si. Metafóricamente as teorias filosóficas, científicas, mitológicas que não se conectavam foram abandonadas e predominou no final uma abordagem religiosa.
Como eu em algum momento cheguei a pensar, eles estavam mortos. A mensagem ( pelo menos para mim)... foi que tudo que os personagens vivenciaram na ilha, vivemos em nossas vidas, a busca para sobreviver ansiando por nos tornar melhor e viver em paz, no caso de Lost, morrer em paz, aceitando (durante toda a estória é mostrada a grande dificuldade do cético Jack, último a aceitar a própria morte) que esta, a morte pode ser só mais uma etapa da vida, onde finalmente podemos nos reunir aos que amamos sem que isso seja considerado necessariamente o fim, e sim, um novo começo...

Comentários

  1. A cada temporada, a série foi ficando mais complexa, o que ocasionou uma queda na audiência! Você fez parte de um "grupo" de "apenas" 13,5 milhões de pessoas que viram ao último episódio.

    ResponderExcluir
  2. Oi... rs. O episódio final de ‘lost’ deixou em mim muitas lacunas quanto aos mistérios da ‘vida pós-morte’, mas sinto que parte de minha frustração se justifica pelo fato de ter me ‘perdido’ na busca de respostas para a temática do encontro e desencontro de almas, representadas em lost por personagens intrigantes que não conheciam a si mesmos...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostei de sua visita, volte sempre!

Postagens mais visitadas

SEJA BEM VINDO MARÇO

Texto e imagem de arquivo pessoal Os pingos da chuva lavam a alma na despedida do verão e no anúncio da nova estação, o outono que vem pintar com novas cores o mês da mulher, o mês da poesia. Seja bem vindo Março!

UM NOVO ANO

  Imagem do Google      Folheio o livro   Com cheiro de novo E com páginas em branco Onde escreverei com letras douradas E forjarei cada presente de meu futuro. Nele um novo recomeço Um tempo de renovação. De reinventar-se De transformar sonhos em realidade. É um novo ano que se inicia E por um breve momento Todos os corações em sintonia Darão boas vindas a ele. Um novo tempo que nos traz esperança em dias melhores. Por isso acreditemos nas novas possibilidades... E sejamos felizes!   Valéria     Um ano novo abençoado para todos nós!

COMO EU ME VEJO, COMO VOCÊ ME VÊ, COMO EU PENSO QUE VOCÊ ME VÊ... E COMO EU REALMENTE SOU!

Imagem do google           Abrindo um parêntese no blog onde a proposta é só escrever sobre coisas boas e belas, do que realmente eu gosto, hoje venho fazer considerações não tão simpáticas, é, não só de coisas boas é formada a vida... Então...           Assim diz Clarice Lispector, sou como você me vê ... Será? Tem alguns dias que ficamos perplexos em descobrir uma faceta até então desconhecida para todos de uma pessoa conhecida. De inicio ficamos perplexos, passado o susto inicial passamos a tentar decodificar sinais indicadores de tão triste passagem. Muitas vezes falamos com tanta propriedade sobre nós mesmos que demonstramos para os outros e para nós memos que conhecemos tudo o que somos, e de repente, bum! algo acontece, e como num surto aquilo que estava latente surge para quebrar a máscara, o disfarce. E fica a pergunta, mas como nunca percebemos isso?!          Para Carl Rogers, somos o que somos, e não aquilo que devemos ser. ..Será? É muito importante a percepção que tem