Pular para o conteúdo principal

LOST, O FIM ?

      Durante as seis temporadas de Lost, quem assistiu, foi aos poucos sendo transportado para um mundo de espaço e tempo imprecisos graças a flashbacks e teorias de viagem no tempo, e como os personagens, foi ficando cada vez mais perdido... Algumas pessoas me perguntavam porque eu ainda continuava a assistir a algo cujo os idealizadores haviam perdido o fio da meada mas, eu sempre achei que eles encontrariam um caminho satisfatório para o fechamento da série. Nos últimos episódios começou a se delinear um fim com  poucas respostas e muitas lacunas decorrentes de um roteiro  recheado de estórias paralelas que pareciam não precisarem ser resolvidas e de teorias das mais diversas linhas de pensamento que não se conectavam. Foi assustador...
       Como ficção Lost foi um projeto ambicioso e inteligente, com uma belissíma fotografia que fechou o ciclo unindo o primeiro ao último capítulo deixando em segundo plano os mistérios e lacunas não resolvidaos em episódios e até em temporadas (algumas que funcionaram, acho eu, com o objetivo puramente comercial haja vista o pouco que acrescentou e o grande sucesso da série).
        Porém, Lost revelou-se apesar de tudo uma estória além da imaginação onde os personagens nomeados propositadamente de Locke, Rousseau, Hume, Faraday, etc. de vidas e personalidades tão diferentes buscavam se encontrar ajudando-se entre si. Metafóricamente as teorias filosóficas, científicas, mitológicas que não se conectavam foram abandonadas e predominou no final uma abordagem religiosa.
Como eu em algum momento cheguei a pensar, eles estavam mortos. A mensagem ( pelo menos para mim)... foi que tudo que os personagens vivenciaram na ilha, vivemos em nossas vidas, a busca para sobreviver ansiando por nos tornar melhor e viver em paz, no caso de Lost, morrer em paz, aceitando (durante toda a estória é mostrada a grande dificuldade do cético Jack, último a aceitar a própria morte) que esta, a morte pode ser só mais uma etapa da vida, onde finalmente podemos nos reunir aos que amamos sem que isso seja considerado necessariamente o fim, e sim, um novo começo...

Comentários

  1. A cada temporada, a série foi ficando mais complexa, o que ocasionou uma queda na audiência! Você fez parte de um "grupo" de "apenas" 13,5 milhões de pessoas que viram ao último episódio.

    ResponderExcluir
  2. Oi... rs. O episódio final de ‘lost’ deixou em mim muitas lacunas quanto aos mistérios da ‘vida pós-morte’, mas sinto que parte de minha frustração se justifica pelo fato de ter me ‘perdido’ na busca de respostas para a temática do encontro e desencontro de almas, representadas em lost por personagens intrigantes que não conheciam a si mesmos...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostei de sua visita, volte sempre!

Postagens mais visitadas

SEJA BEM VINDO MARÇO

Texto e imagem de arquivo pessoal Os pingos da chuva lavam a alma na despedida do verão e no anúncio da nova estação, o outono que vem pintar com novas cores o mês da mulher, o mês da poesia. Seja bem vindo Março!

UM NOVO ANO

  Imagem do Google      Folheio o livro   Com cheiro de novo E com páginas em branco Onde escreverei com letras douradas E forjarei cada presente de meu futuro. Nele um novo recomeço Um tempo de renovação. De reinventar-se De transformar sonhos em realidade. É um novo ano que se inicia E por um breve momento Todos os corações em sintonia Darão boas vindas a ele. Um novo tempo que nos traz esperança em dias melhores. Por isso acreditemos nas novas possibilidades... E sejamos felizes!   Valéria     Um ano novo abençoado para todos nós!

A BELA ADORMECIDA MODERNA

Imagem do Google                       Para ela o sono da tarde é sempre bem vindo. Um sono reparador do dormir tarde e acordar cedo para ir para a aula. Naquele dia estava só, o silêncio e a tranqüilidade tomavam conta do apartamento. Seus pais haviam saído e os irmãos também, deixou a televisão ligada na programação vespertina. Tomou um banho e deitou. Logo adormeceu e ao fundo o som da TV foi sendo substituído pelo vazio logo povoado por seus sonhos. Assim as horas foram passando, a tarde se foi e as primeiras estrelas começaram a compor o belo cenário da noite. Lá dentro o escuro se fez, os cômodos que antes estavam claros pela luz do dia se encontravam agora mergulhados na escuridão causada pela ausência das pessoas. Com a noite instalada próximo de oito da noite chegam os pais. Estranham o escuro, mas apertam a campainha de som estridente que se fazia ouvir em todo o pequeno prédio de apenas seis apartamentos, nenhuma resposta. Batem na porta, nenhuma resposta. Insistem, nada.