Pular para o conteúdo principal

BREVE TOUR CULTURAL EM SÃO PAULO

      No dia anterior ao show de Paul McCartney, aproveitamos para fazer um pequeno grande tour cultural em São Paulo. Embora rápido foi muito proveitoso, se é que posso descrevê-lo desta forma.
      Visitamos o Museu da Língua Portuguesa que para nossa sorte está apresentando (de 24/08 a 30/01/2011) a exposição "Fernando Pessoa, plural como o universo”, que homenageia a vida e a obra de um dos grandes poetas do século XX. É uma exposição dividida em vários espaços. No primeiro, poderíamos entrar em cinco pequenas cabines, onde eram projetados trechos de poemas do próprio Fernando Pessoa e de seus heterônimos, Ricardo Reis, Alberto Caieiro, Álvaro de Campos e Bernardo Soares, de uma forma interativa onde foram utilizados recursos tecnológicos para que a cada vez que o visitante levante o braço, captado por um sensor os poemas fossem mudando. Em um segundo espaço parecendo um labirinto estão dispostos, brincando com o visitante, vários trechos de poesias e imagens do poeta e em um outro espaço várias livros e manuscritos do poeta estão expostos em uma espécie de mesa-vitrine.





      Ali vizinho, fomos também à Pinacoteca, visitar as obras de seu acervo composto de obras de Lasar Segall, Portinari, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti entre outros. Como era precisamente o feriado da consciência negra, para celebrar este dia, a Pinacoteca está com a bela exposição do fotógrafo Ricardo Telles,"O Lado de lá - Angola, Congo, Benin" de 20/11 a 09/01/2011, que retrata a vida na África. Também não perdemos a oportunidade de ver as obras expostas no Parque da Estação da Luz, que possui esculturas de Lasar Segall, Victor Brecheret, Amílcar de Castro, entre outros.

Foto de Ricardo Telles

Escultura no Parque da Estação da Luz

       Com o titulo dado à exposição, “Há sempre um copo de mar para um homem navegar" visitamos a 29ª Bienal de 25/09 a 12/12/2010 no Pavilhão da Bienal no Parque Ibirapuera, uma exposição de arte contemporânea hoje cada vez mais multifacetada por utilizar diversas vias de expressão e que por isso são efêmeras ou descartáveis não sei bem, mas que não acrescentam muito a história da arte. Vi algumas obras de impacto, e muitas outras, que no meu mínimo entendimento de arte não dizem muita coisa, ou coisa nenhuma. Nesse copo de mar, vemos é que cada artista busca seu espaço, sua identidade, se expressando através de sua criatividade, de suas obras. Os desenhos do artista Gil Vicente que retratou a si mesmo matando personalidades, o grande painel de Jean Luc-Godard sobre Saravejo, e as cabeças gigantes dos animais que simbolizam o horóscopo chinês de Ai WeiWei foi o que chamou mais a minha atenção.

Comentários

  1. Ola Valeria,
    voce sempre tao presente no CP e no DCPV. Sempre com palavras carinhosas, e eu ainda nao tinha visitado o seu blog.
    Gostei!!!
    Nao sabia que voce tinha ido ao show do PAUL. Helena foi e fez altos comentarios no comensais e no CP.
    Muito bom mesmo o museu da Lingua Portuguesa. Acho de uma tremenda criatividade.
    Grande abraço,
    Eymard.

    ResponderExcluir
  2. Oi Eymard!
    Antes de tudo obrigada pela visita! Sempre que podemos visitamos SP e é sempre mais uma descoberta a cada visita, desta vez tivemos pontos altos. Vi os comentários de Helena e assino embaixo. O show foi espetacular!

    ResponderExcluir
  3. Passei por aquiii, viu? São Paulo, Paul Maccartney, Pinacoteca, etc, teria sido mais interessante comigo! kkkkkkkkkkkk Bjos

    ResponderExcluir
  4. Valéria, é a primeira vez que estou aqui na sua página e de cara gostei muito. Descobri você lá no conexãoparis. Bacana seu blog. Estou em Montevideo e tão logo chego em Natal, farei novos contatos com suas páginas. Também tive o prazer de conhecer o museu da língua Portuguesa lá em São Paulo. Semana passada eu fui a Sobral e veja o que encontrei: http://vaconferir.blogspot.com/2010/11/sobral-ceara.html

    ResponderExcluir
  5. Oi Walter!
    Obrigada pela visita! O Conexão é mesmo um blog especial, ele tem sido um grande elo entre blogs(blogueiros), uma grande sala de visitas!

    ResponderExcluir
  6. Amo de paixão essa cidade!
    e se tudo der certo...vou me mudar pra São Paulo...!!!
    adoroo seu blog!
    Vê se me segue.
    Preciso de você no La Vie En Rose.
    xoxo
    M.

    ResponderExcluir
  7. Oii
    Estarei em Sampa na semana santa e vim aqui catar novidades para a minha viagem. Fui no Museu da Língua portuguesa e não fui na Pinacoteca acredita? Dessa vez, com certeza irei! Tem mais alguma dica para mim? Algo que com certeza irei fazer muito é assistir peças de teatro (cada noite uma, risos). Se souber de alguma, me avisa? Xero!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostei de sua visita, volte sempre!

Postagens mais visitadas

SEJA BEM VINDO MARÇO

Texto e imagem de arquivo pessoal Os pingos da chuva lavam a alma na despedida do verão e no anúncio da nova estação, o outono que vem pintar com novas cores o mês da mulher, o mês da poesia. Seja bem vindo Março!

UM NOVO ANO

  Imagem do Google      Folheio o livro   Com cheiro de novo E com páginas em branco Onde escreverei com letras douradas E forjarei cada presente de meu futuro. Nele um novo recomeço Um tempo de renovação. De reinventar-se De transformar sonhos em realidade. É um novo ano que se inicia E por um breve momento Todos os corações em sintonia Darão boas vindas a ele. Um novo tempo que nos traz esperança em dias melhores. Por isso acreditemos nas novas possibilidades... E sejamos felizes!   Valéria     Um ano novo abençoado para todos nós!

COMO EU ME VEJO, COMO VOCÊ ME VÊ, COMO EU PENSO QUE VOCÊ ME VÊ... E COMO EU REALMENTE SOU!

Imagem do google           Abrindo um parêntese no blog onde a proposta é só escrever sobre coisas boas e belas, do que realmente eu gosto, hoje venho fazer considerações não tão simpáticas, é, não só de coisas boas é formada a vida... Então...           Assim diz Clarice Lispector, sou como você me vê ... Será? Tem alguns dias que ficamos perplexos em descobrir uma faceta até então desconhecida para todos de uma pessoa conhecida. De inicio ficamos perplexos, passado o susto inicial passamos a tentar decodificar sinais indicadores de tão triste passagem. Muitas vezes falamos com tanta propriedade sobre nós mesmos que demonstramos para os outros e para nós memos que conhecemos tudo o que somos, e de repente, bum! algo acontece, e como num surto aquilo que estava latente surge para quebrar a máscara, o disfarce. E fica a pergunta, mas como nunca percebemos isso?!          Para Carl Rogers, somos o que somos, e não aquilo que devemos ser. ..Será? É muito importante a percepção que tem