Páginas

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

RECIFE - UMA VISITA AO INSTITUTO BRENNAND

         Quando fomos à Recife em março de 2010 para assistir ao show do A-ha , embora já conhecendo a cidade fomos bem ciceroneados e convidados a fazer um passeio por recantos antes não visitados e que nos proporcionaram uma grata surpresa. Uma delas foi o Instituto Ricardo Brennand. Localizado no Engenho São João da Várzea, afastado do centro da cidade o Instituto é uma propriedade particular do colecionador Ricardo Brennand, um pernambucano que vem adquirindo seu acervo há mais de cinqüenta anos.
        A Estrutura composta de um salão de exposições, o museu propriamente dito, lojinha, restaurante, uma biblioteca e uma pinacoteca fazem parte de um complexo arquitetônico surpreendente. No Castelo São João, que é inspirado na arquitetura dos castelos medievais se encontra o museu. Seu entorno é formado por um parque com espécies remanescentes da mata atlântica, com lagos, jardins com espelhos d’água, muitas esculturas espalhadas pela área verde como o Pensador de Rodin, a Dama e o Cavalo de Botero e um projeto paisagístico belíssimo que completa a beleza do lugar, um belo exemplo da harmonia entre a arquitetura e a natureza. Para entrar no museu atravessamos por uma réplica de uma pequena ponte levadiça e adentramos por uma grande porta para encontrar em seu interior um das maiores coleções de armas brancas do mundo, artes decorativas, esculturas, móveis, tapeçarias e pinturas de artistas brasileiros e estrangeiros provenientes da Europa, Ásia, África e América e de diferentes épocas, desde a Europa Medieval do século XV, o Brasil do período das invasões holandesas, no século XVII, até o século XIX, uma verdadeira viagem no tempo.

                                          Os jardins








                                          A Pinacoteca


O Museu




12 comentários:

  1. Também já fui a esse Instituto, é uma delícia passear nesses jardins. Nem parece que estamos no Brasil não é? Adorei relembrar desse delicioso lugar. Xero!

    ResponderExcluir
  2. Oi Pipa!
    Também pensei como você,para mim foi uma surpresa, um passeio maravilhoso, baratinho e bem aqui no nosso nordeste.

    ResponderExcluir
  3. Oi Valéria! Qual Hemingway tu comprastes? Eu não desgosto dele, só é bastante diferente das leituras que mais me agradam. Paris é uma festa é um livro legal em qualquer idade... O velho eo mar também.
    Obrigada pela visita! Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Talula!
    Você conhece um lançamento 2 em 1? Comprei O Velhor e o Mar que vem acompanhado de As Neves do Kilimanjaro, aproveitei para descobrir Hemingway já que venho lendo só escritores franceses, mudança radical. Obrigada pela visita!Bjo

    ResponderExcluir
  5. Que passeio altamente cultural, maravilhoso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Néia!
    Pois é, esse passeio à Recife foi muito rico, conhecemos lugares bonitos e carregados de história, adorei!

    ResponderExcluir
  7. Oi Valéria!
    Obrigadíssima pelo comentário que você deixou no meu blog e saiba que ao escrever...:

    "você tem vontade de mudar o que vê de ruim, errado, de jogar tudo para o alto e como não faz isso se entedia, fica cheia de tudo e de todos"

    ...me impressionou bastante, pois é isso mesmo que sinto. Muito sensível da sua parte escrever isto. Obrigada!

    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  8. Oi Flávia!
    As pessoas que são sensíveis ao que está ao seu redor muitas vezes diante da impotência sentem o que você está passando, por esse motivo tantas pessoas lhe disseram isso, não são palavras vãs... Você vai ficar bem, são os famosos altos e baixos da vida...

    ResponderExcluir
  9. Belo passeio, lindos lugares...
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Jeanne!
    Esse foi mesmo um belo passeio, além da beleza estética a da iniciativa desse empresário de abrir ao público sua maravilhosa coleção. Gostei muito!

    ResponderExcluir
  11. Oi Valéria
    Que lugar bonito. Nãos abia que o Recife abrigava este museu. Espero conhecê-lo. Quando fui a Recife em 1998 não sei se existia. mas fiquei so um final de semana na cidade. Bom saber dessas coisas aqui no nosso Brasil!
    Aproveito para te agradecer as visitas. Graças a você o blog ultrapassou 55 mil visitas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Oi Jorge!
    Eu que moro mais perto também me surpeendi, ouvia falar, mas não dava o devido valor e adorei conhecer.
    Gosto muito de seu blog e sempre que vejo a mudança de post passo lá, o mérito é todo seu!
    Volte sempre!

    ResponderExcluir

Gostei de sua visita, volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...