Pular para o conteúdo principal

CHILE - CASAS MUSEUS DE NERUDA - PARTE II - LA SEBASTIANA

        "La Sebastiana" foi a segunda casa que visitamos e é assim chamada em homenagem ao seu construtor e primeiro morador, Sebastián Collado, um espanhol que, depois de procurar por um lugar de onde ele poderia ter uma visão completa de Valparaíso, começou a construir esta casa com o propósito de viver lá, quando seus filhos se casassem. Sebastião veio a falecer e procurando por um imóvel onde pudesse descansar de suas andanças e da vida em Santiago, Neruda a encontrou e comprou. Assim chamando-a ele dizia estar homenageando um homem que mesmo não sendo um poeta de versos o era da construção.
         Depois de inserir na casa seu estilo característico, náutico e de um apaixonado colecionador em 18 de setembro de 1961 ele inaugurou a casa com grande festa convidando todos seus amigos para comemorar. Desde então, ele lá morou em vários períodos e principalmente nos períodos de final de ano para comemorar o Ano Novo, inclusive o último que viu nascer, 1973. Com a vista privilegiada podia contemplar o tradicional espetáculo pirotécnico que havia no porto. Enquanto esteve lá, escreveu muitas obras importantes que o consagrou e o fez ganhar o prêmio Nobel de Literatura em 1971.
         A casa é bem maior que La Chascona e é composta de vários níveis com acesso por muitas escadinhas estreitas e aqui a particularidade é que podemos visitá-la e passear por jardins e pelo seu interior sem um guia, mas com um audioguia, um aparelhinho parecido um telefone onde vão sendo indicados todos os locais e contados os fatos relacionados aos mesmos e a vida de Pablo Neruda. São cinco andares, o primeiro andar ou entrada Velasco, é composto de quadros contando a vida de Neruda. Subindo uma escada em espiral chega-se ao segundo andar.
         O segundo andar é a entrada original da casa, indo no corredor em direção a antiga porta duas belas esculturas douradas de mulher emolduram a porta. Já no andar propriamente dito, o terceiro, a sala e a sala de jantar encontram-se, por exemplo, a mesa posta com belas louças, um cavalo talhado em madeira trazido de Paris, uma grande poltrona em couro La Nube onde Neruda sentava para contemplar o mar pelos grandes painéis de vidro e que nos chama à atenção. Uma coleção de garrafas coloridas de várias formas completa a decoração junto a um bar, onde Neruda preparava drinques, para os seus amigos.
        No quarto andar, está o que costumava ser o quarto e o banheiro de Neruda. Junto à cama de ferro uma cômoda trazida de um navio. "Eu sou um marinheiro de boca", dizia ele, porque ele preferia olhar para o mar a partir de terra e navegar no oceano. De lá, ele tinha uma impressionante vista panorâmica de toda a Valparaíso.
        No quinto andar está o escritório com sua mesa de trabalho posta sempre próxima à janela com uma vista inspiradora para seus poemas e também um grande mapa da América cobre a parede.
        Na casa se conservam ainda coleções de mapas antigos, de marinas e outras pinturas, peças curiosas como caixas de músicas e relíquias trazidas do porto e das suas muitas viagens.
        La Sebastiana também foi saqueada depois do golpe militar, mas foi restaurada graças ao apoio da Telefônica da Espanha em 1991, ano em que foi inaugurado o Museu, e em 1997 também com o apoio da Telefônica foi criado o Centro Cultural, um anexo da casa.

Entrada da Casa

Paisagem vista da sala

As paisagens que ele desfrutava

Facha da casa - os vários níveis

Foto do site da Fundação - Escrivaninha na sala e a
vista inspiradora

Foto do site da Fundação - O cantinho preferido

Foto do site da Fundação - A sala e o cavalo

Foto do site da Fundação - Suas várias coleções

Comentários

  1. Oi Val!!!
    Noooosaaa!!! Que linduooo esta outra casa de Pablo neruda, ele tinha mesmo muito bom gosto, a vista é um espetáculo, as fotos ficaram ótimas. Eu não sabia da história das casas dele fiquei sabendo aqui no teu blog, adorei essa viajem cultural e de belezas tão artesanais.
    Boa semana!!!
    Beijos
    Bia

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia!
    Obrigada, você é um doce de pessoa!
    É cada casa mais bonita que a outra, ele tinha vistas privilegiadas!Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Valéria,
    Nesta casa eu estive e me apaixonei! Que vista!
    Bjkas e uma semana maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Betty!
    Esta é mesmo maravilhosa! De cada cômodo uma vista mais bonita!Bjo!


    Oi Ana!
    O Chile é uma viagem completa, uma natureza privilegiada e tudo de bom e bonito! Bjo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostei de sua visita, volte sempre!

Postagens mais visitadas

SEJA BEM VINDO MARÇO

Texto e imagem de arquivo pessoal Os pingos da chuva lavam a alma na despedida do verão e no anúncio da nova estação, o outono que vem pintar com novas cores o mês da mulher, o mês da poesia. Seja bem vindo Março!

UM NOVO ANO

  Imagem do Google      Folheio o livro   Com cheiro de novo E com páginas em branco Onde escreverei com letras douradas E forjarei cada presente de meu futuro. Nele um novo recomeço Um tempo de renovação. De reinventar-se De transformar sonhos em realidade. É um novo ano que se inicia E por um breve momento Todos os corações em sintonia Darão boas vindas a ele. Um novo tempo que nos traz esperança em dias melhores. Por isso acreditemos nas novas possibilidades... E sejamos felizes!   Valéria     Um ano novo abençoado para todos nós!

COMO EU ME VEJO, COMO VOCÊ ME VÊ, COMO EU PENSO QUE VOCÊ ME VÊ... E COMO EU REALMENTE SOU!

Imagem do google           Abrindo um parêntese no blog onde a proposta é só escrever sobre coisas boas e belas, do que realmente eu gosto, hoje venho fazer considerações não tão simpáticas, é, não só de coisas boas é formada a vida... Então...           Assim diz Clarice Lispector, sou como você me vê ... Será? Tem alguns dias que ficamos perplexos em descobrir uma faceta até então desconhecida para todos de uma pessoa conhecida. De inicio ficamos perplexos, passado o susto inicial passamos a tentar decodificar sinais indicadores de tão triste passagem. Muitas vezes falamos com tanta propriedade sobre nós mesmos que demonstramos para os outros e para nós memos que conhecemos tudo o que somos, e de repente, bum! algo acontece, e como num surto aquilo que estava latente surge para quebrar a máscara, o disfarce. E fica a pergunta, mas como nunca percebemos isso?!          Para Carl Rogers, somos o que somos, e não aquilo que devemos ser. ..Será? É muito importante a percepção que tem