Páginas

quinta-feira, 10 de março de 2011

PASSEANDO EM SANTIAGO - 1º DIA

        Não adianta tentar comparar Santiago com Buenos Aires, apesar de algumas semelhanças, diferem, enquanto a capital argentina é mais imponente, a chilena vai mostrando aos poucos seus atrativos, ao final já fomos conquistados.
        Estava me devendo uma visita com mais calma à Santiago. Da vez passada fizemos basicamente um city tour. Ela merecia mais, é uma cidade agradável, atraente, limpa e embora exclusivamente urbana é muito arborizada, são muitas áreas verdes, grandes parques e a presença da natureza impera ainda mais pela vista constante da encantadora cordilheira. O contrastante nisso tudo é o ar muito seco e poluído, há ocasiões em que a paisagem fica toda encoberta por uma névoa causada pela poluição.
      Mesmo tendo a referência do bom hotel onde ficamos anteriormente, por sugestão nos hospedamos no Panamericano, um hotel em um prédio antigo, mas organizado e limpo no centro da cidade, uma localização excelente que nos permitiu fazer grande parte de nossos passeios a pé. Não é um hotel chique, longe disso, mas de uma relação custo-benefício muito boa. Após nos instalarmos saímos para nosso primeiro passeio. Passeamos pela Plaza de Armas rodeada pelos seus edifícios emblemáticos como o Correio, O Museu Histórico Nacional, A Prefeitura de Santiago e a Catedral, visitamos novamente a bela Catedral de estilo neoclássico que permanece ainda sem a imagem da fachada central destruída desde o terremoto de fevereiro de 2010.

A fachada e o interior da Catedral




      Bem perto do hotel e da Plaza de Armas, fomos conhecer o Museu Chileno de Arte Précolombino. Sediado em um prédio que data de 1805, antigo Palácio Real de la Aduana, está localizado na região central da cidade. O museu passa despercebido na região de belas construções, e é considerado um dos mais importantes da história da arte pré-colombiana. Bem na escada um grande mapa representativo das Américas indica a presença dos povos das civilizações pré-colombianas em cada região. Exibe objetos e utensílios das civilizações pré-colombianas dos Andes e da América Central, e lá podemos encontrar uma coleção de peças em cerâmica, metais, madeira, pedras e tecidos, nas mais variadas técnicas e estilos provenientes das diversas culturas e civilizações pré-colombianas. Entre suas belas coleções se destacam as cerâmicas e os têxteis pré-colombianos, algumas peças que datam de mais de 4500 aC. Com um belo acervo, o museu foi certamente um dos lugares mais interessantes que visitamos em Santiago.

Mapa das Américas
Estela 6 de Aguateca-600-900dC
Coleção mesoamérica-Culura Maia
em pedra
Peça em madeira
Tecidos
Pedra
cerâmica

15 comentários:

  1. Ah, Santiago... Ainda não conheço, mas este post ficará guardado para as minhas próximas viagens...
    Xero!

    ResponderExcluir
  2. bom viajar com você . as fotos são lindas. boa tarde minha linda

    ResponderExcluir
  3. Valéria, parabéns pela bela viagem que fez a Santiago e por ter gostado, principalmente. Santiago é como você fala,seus atrativos vão chegando aos poucos e são muitos para serem conquistados. Estamos indo outra vez ainda este ano, não sabemos ainda o período.

    ResponderExcluir
  4. Oi!

    Pipa!
    Que bom que suspirou, Santiago realmente é muito agradável e charmosa voê precisa conhecer!

    Welze!
    O fotógrafo é o maridão,às vezes me tira do sério. Vamos viajar muito ainda, está só começando!

    Walter!
    Foi uma excelente viagem, mas fica sempre os planos para voltar, principalmente porque quero conhecer a Ilha de Páscoa.

    A todos obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  5. OI Valéria
    Passei pra retribuir sua visita e comentário no meu bloguito.
    Gostei muito do que vi, principalmente sua narrativa sobre a viagem a Santiago.
    As fotos ficaram muito boas.
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Oi Valéria, pelas fotos percebo o quanto o seu passeio foi bom, melhor ainda por você partilhar com a gente o prazer dessa viagem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Valéria,
    Faz tempo que fui a Santiago, mas adorei e gostaria de voltar. Amei as fotos!
    Bjkas e uma ótima noite para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Valéria!!!
    Vim retribuir sua visita e lhe conhecer e adorei seu blog, seu texto é ótimo e fotos também. Nossaa amo viajar, vim parar no lugar certo!!! Quero voltar com mais calma para apreciar os posts anteriores, sei que sempre quero ver os posts mais antigos dos blogs mas acaba que nunca consigo devido a falta de tempo... só consigo ler sempre só a postagem atual... mas pretendo ler tudo quando der.
    Beijos
    Bia

    ResponderExcluir
  9. Adoreeeei o mapa das americas :)

    ResponderExcluir
  10. Que passeio lindo, Valéria!
    Já li muito e ouço também maravilhas sobre o Chile, não só a capital.
    Sempre é bom conhecer lugares novos e saber da história deles.
    As fotos são lindas, a Catedral é maravilhosa.
    Aqui em Belo Horizonte temos uma Igreja linda assim, a Basílica de N. S de Lourdes, bem no centro da capital, uma maravilha, entre tantas outras que o Brasil todo tem de lindo.
    Mas, infelizmente, viajar pelo Brasil é mais caro que para fora dele, sabe disso.
    E quem perde é o próprio país.
    Turistas como você, que se interessam pela história e visita museus por onde passa, só engrandece o lugar visitado, não?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Oi Garotas!
    Adorei os comentários!

    Maria Célia!
    Eu é quem agradeço! Continue por aqui que isso é só o ínicio da viagem!

    Néia!
    Você sempre gentil!
    A viagem foi ótima e melhor que sempre fica o gostinho de quero mais!

    Betty!
    As fotos são do maridão e ele bem que me dá um trabalhinho, ou eu a ele, na hora de tirá-las. Procure voltar à Santiago, mesmo depois do terremoto que afetou alguns edifícios a cidade tem muitas belezas naturais.

    Bia!
    Que bom que você gostou, seja bem vinda e volte sempre. Já escrevi sobre outros bons momentos de umas viagens que fizemos. Também adoro viajar!

    Cintia!
    O Mapa é mesmo lindo, também adorei, foram várisa fotos para ver qual ficaria melhor. Este museu me impressionou muito! Tá chegando a hora heim?

    Lúcia!
    Muito se fala e viaja para Buenos Aires, mas Santiago é uma maravilha! Você precisa conhecer, viu? Quem sabe depois da reforma! Realmente viajar pelo Brasil é bem carinho, mas em junho de Deus quiser conhecerei cidades do seu Estado.

    Beijão a todas!

    ResponderExcluir
  12. VAléria
    Que maravilha de viagem! Tenho muita vontade de ir ao Chile. Aliás, foi um dos destinos que tentei para o Carnaval. Já pensou? Ia te encontrar em Santiago..rs Vou acompanhar todos os posts e as suas preciosas dicas.Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Jorge!
    Seria muito legal, heim? Ah, mas você precisa conhecer! A viagem está só começando, vou te apresentar um pouquinho de Santiago e arredores.Boa semana!

    ResponderExcluir
  14. Ai, que inveja!
    Arte de 4500 a.C... São viagens que marcam a vida da gente, jamais esquecemos!
    E falando de hotel, quem sai pensando em hotel - só para dormir?

    beijo grande.
    Tais Luso

    ResponderExcluir
  15. Vim dar uma olhada neste seu passeio pois vou ao Chile no final de dezembro.
    bjs

    ResponderExcluir

Gostei de sua visita, volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...