Pular para o conteúdo principal

MONTEVIDÉU - DESCOBRINDO A CIDADE

           Começamos o outro dia fazendo uma visita guiada ao Teatro Solis, muito interessante e divertida. Ao passo que nossa guia nos informava sobre a História do teatro éramos interrompidos por um grupo de atores que representavam um texto leve e divertido de um pequeno entrevero amoroso. O teatro inaugurado em 1856 passou por recente revitalização e é um edifício com uma arquitetura muito bonita sem, no entanto ser imponente. Saindo de lá foi que nos deparamos com a greve e optamos em fazer um city tour.   


           Contratada a empresa, nosso passeio começou pela bela Plaza Independencia que separa a cidade velha da cidade nova e que tem ao centro o grande monumento em homenagem ao General Artigas, o homem que proclamou a independência do Uruguai, e que possui no seu subsolo um imponente mausoléu construído em 19/06/1999 onde estão guardadas as suas cinzas, ao seu redor estão trinta e três palmeiras representando os trinta e três orientais, não pessoas nascidas no oriente(risos), mas daquela região o lado oriental do Rio da Prata, que formavam o movimento encabeçado por Antonio Lavalleja para declarar a independência do território oriental. Nesta praça se encontra ainda o famoso cartão postal da cidade o edifício Palácio Salvo, uma construção de 1928 na época o edifício mais alto e que hoje sem grande pompa serve como moradia para famílias que trabalham no centro da cidade. Segundo regras vigentes são permitidas hoje construções de edifícios com no máximo 25 andares. Nesta praça é onde se encontra o Tetro Solis e o Edifício Torre da Presidência onde desde 2002 trabalha o presidente do país. No inicio da praça e dividindo o lado velho e o novo da cidade se encontra a Puerta de La Ciudadela uma porta da época colonial em que a cidade era cercada por uma muralha, sendo a porta, um marco para o inicio da Ciudad Vieja.

Monumento ao General Artigas e  Ed. Torre da Presidência

Entrada para o subsolo onde se encontra o Mausoléu

Edifício Salvo

Puerta de la Ciudadela
           Percorremos no nosso tour a área do porto passando pela grande torre de Telecomunicações da ANTEL, por fábricas, e na parte mais nova da cidade pelos bairros do Carrasco com suas residências chiques e várias embaixadas e do Prado com seu grande parque homônimo. Seguindo nos deparamos com a belíssima construção do Palácio Legislativo, um marco da construção uruguaia, um grande monumento todo em mármore e que fica bem distante do centro. Sua inauguração ocorreu em 1925 no centenário da independência e em 1975 foi declarado Patrimônio Histórico Nacional.

Palácio Legislativo
           Continuamos contornando o Parque Batlle entrando no bairro de Pocitos, de Ponta Gorda de onde se tem uma bela vista da costa e de Montevidéu vistos lá da Plaza de la armada. Contornando a cidade existe 60 km de rambla, a avenida beira-mar ou beira-rio (risos) denominada nações unidas por ter cada uma o nome de um país, onde estava localizado nosso hotel, por exemplo, era na rambla Gran Bretaña. Segundo a nossa guia Adriana toda a costa possui praias de águas limpas por existir um coletor em toda ela que evita sua contaminação.



           Já no dia seguinte partindo do Paseo Sarandi, uma rua de pedestres que começa desde a Puerta de La Ciudadela e vai até a Rambla Francia visitamos o Museu Torres Garcia, nesta mesma rua. O museu particular expõe a arte do pintor e escultor uruguaio Joaquin Torres Garcia, grande nome das artes daquele país. É um museu pequeno com dois andares com mostra de sua vida e a criação de suas obras. Ele percorreu diversas etapas na sua arte, uma denominada de mediterrânea, depois em muitas de suas viagens ingressou na modernidade, na dos brinquedos de montar e se destacou mesmo com o criador do universalismo construtivo realizado através de símbolos, iniciando uma nova era na arte de criar.


O Universalismo Construtivo

            Atravessando a Puerta de La Ciudadela fomos visitar o mausoléu no subsolo do monumento do general Artigas, é uma sensação esquisita, muito sombrio e imenso, não me aproximei, saímos. A partir desta praça começa a Avenida 18 de julho, nome dado a grande avenida de 2 km de extensão em homenagem a data da constituição de 18/07/1967, é a avenida principal e uma das mais longas de lá. É uma avenida muito comercial, com muitas lojas e praças.
           Decidimos percorrer toda a extensão da avenida 18 de julho com seu movimentado comércio, é uma longa caminhada, mas fomos parando para apreciar eventos e detalhes pitorescos da cidade. São várias praças como a Plaza Fabini, a Plaza de Cagancha (Libertad), Plaza de los 33 Orientales e terminamos no grande monumento, um obelisco situado no centro da grande Avenida Artigas e que dá inicio a grande alameda que leva ao Parque Batlte. Este parque de 43 hectares é o mais famoso de Montevidéu, pois é lá que se encontra o Estádio Centenário. Contornamos todo ele passando pelo belo monumento La Carreta, pelo pequeno estádio Palermo e demais espaços para diversos esportes.

Plaza Fabini

Plaza Libertad

Plaza 33 Orientales

O Obelisco na Av. Artigas

La Carreta - Parque Batle

O Estádio Centenário


           Próximo ao parque está a grande estação de Tres Cruces onde funciona um shopping com o mesmo nome. Lá podemos experimentar uma iguaria uruguaia, o chivito, um super sanduiche servido com batatas fritas composto de lombo de vitela, presunto, bacon, queijo, alface, tomate e ovo, não sei quem consegue comer um sozinho, embora seja muito bom.
           Nesta avenida se encontra um monumento erguido em homenagem a ida do Papa João Paulo ll, o primeiro papa que visitou Montevidéu em 02/04/2005. Ao chegar nesta região é que percebemos a grande diferença existente entre a parte velha da cidade e a mais moderna, esta última é marcada por grandes avenidas com seus edifícios enormes de escritórios, praças e parques imensos.


           Este dia  fechamos com chave de ouro fomos ao restaurante Francis. Como no dia anterior cancelamos nossa reserva por não haver taxi, nesta noite como havia um outro casal no hotel que fizera reserva também mesmo na falta de taxi o proprietário do restaurante veio nos buscar e trazer. Para nossa surpresa apesar de ser uma segunda-feira o restaurante aos poucos foi enchendo e logo os sons de talheres e pratos, vozes e os odores dos pratos foram tomando conta do espaço. Uma noite perfeita, uma excelente comida e um atendimento correto. Pedimos duas taças de vinho, não agüentaríamos uma garrafa, um Tannat Atlantico Sur 2006, Single Vineyart, delicioso... Uma entrada de variedade de tapas foi pedida e bem saboreada, já como pratos principais que eram bem servidos escolhemos, eu um risoto de camarões (delicado) e o marido um risoto de cordeiro e cogumelos frescos (gostoso). Ainda ousamos pedir sobremesa, eu morangos flambados ao rum com sorvete de creme e o marido Semifredo de Límon com molho de frutas rojas, tudo muiiito gostoso.




Comentários

  1. Oi Val!!!

    Que viagem perfeita hein? Os pratos deliciosos!!! Tanta coisa boa juntas... cultura, aprendizado e culinária magnífica!!!
    Adorei o passeio!!!

    Tenha um maravilhoso fim de semana!!!

    Bjus

    Bia :)

    ResponderExcluir
  2. Valéria ontem tentei demais deixar meu comentário aqui,mas não consegui...Obrigada pelas visitas e estou maravilhada com as fotos da viagem,Você é muito chique hein?! rs
    beijos e um ótimo fds
    Yasmine

    ResponderExcluir
  3. OI Valéria,
    Adorei as fotos. Viajar é muito bom!
    Esta semana o meu passaporte foi renovado. Vou voltar a viajar. Eu fiquei 10 anos sem tirar férias, pois sou filha única e minha mãe tinha Doença de Alzheimer. Eu não tinha com quem deixá-la. Tinha todo um staff que me ajudava a cuidar dela, mas as decisões e responsabilidade eram minhas. Ela faleceu no ano passado e agora é a hora de retomar outras coisas de minha vida que tinha deixado para traz. Mas não me arrependo de ter parado tudo para cuidar dela, pois foi minha criança e o meu bebê. No final me senti com o dever cumprido.
    Ufa... falei d+!
    Bjkas e um final de semana maravilhoso para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  4. Uau! Fantástico!
    Beijos e bom fim de semana!
    www.75dias75looks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Valéria
    Ainda não conheço Montevidéu, mas seu texto e imagens, me despertou vontade de conhecer.
    Bjux

    ResponderExcluir
  6. Oi!!!!

    Bia!
    Que bom que gostou! Estas viagens são sempre um conjunto delicioso de diversidade cultural.

    Yasmine!
    Que chique que nada apenas gosto de viajar, investimos nisso que é só o que levamos quando formos para o outro lado, nossas lembranças!

    Betty!
    Que bom! Também tenho que renvar o meu!
    Viajar é tudo de bom! Aproveite!

    Roberta!
    Obrigada pela visita. Que bom que gostou! Volte sempre!

    Beijos e um fds maravilhoso!

    ResponderExcluir
  7. Oi Valéria, gosto muito da maneira como você descreve os lugares. Você é minuciosa e detalhista, inclusive com belas fotos. A leitura é tranquila e aguça a nossa curiosidade. E, para completar "o tour", uma deliciosa refeição. Adorei, de novo! Bjos.
    PS: Se puder, dá mais uma olhadinha lá no blog tem umas dicas para te deixar mais charmosa durante as viagens. Até.

    ResponderExcluir
  8. Oi Valéria.
    Viajar é tudo de bom!
    Belas fotos, dá vontade de arrumar as malas e ir correndo conhecer essa maravilha de lugar.
    Amiga somos conterrâneas,, que bom! rsrsrs.
    Quanto ao URL não sei como colocar.Mas de qualquer forma obrigada pela visita e pelo comentário. Te gosto muito. Bjim

    ResponderExcluir
  9. Oi!!!

    Sílvia!
    Muito bom ler seus elogios!
    Às vezes aho que vai ser cansativa a leitura, mas gosto de contar tudo como vi efazer as outras pessoas se sentirem naquele lugar. Fique por aqui que ainda tem mais!

    Val!
    Adoro viajar!
    Meu objetivo é esse vocês desejarem estar ali pelo menos viajando na minha leitura. Pois é somos conterrâneas que bom!

    Beijão e voltem sempre! Gosto muito de suas visitas!

    ResponderExcluir
  10. Val..que linda cidade!! Como é bom viajar.
    A América do Sul tem lindos lugares a serem visitados..e tão pertinho nós!!

    Um grande beijo..aproveita!!


    Ma

    ResponderExcluir
  11. Oi Ma!
    Que bom recebê-la! Montevidéu é mesmo muito bonita! Estou descobrindo aos poucos a América do Sul, tem muiiita coisa bonita!

    Beijos e um fds maravilhoso!

    ResponderExcluir
  12. Seu blog, não é apenas um espaço pessoal, mas também um transmissor virtual de potencialidades culturais e turísticas de nosso Brasil, parabêns.
    www.vivendoteologia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ok, dessa vez não vou me focar na comida... pra você não pensar que eu sou um gordão inveterado. hehehe. Tô adorando a viagem. E me sentindo um ignorante. De todas essas belas imagens que voce postou, a única que eu conhecia era a do Centenário... tsc, tsc.
    bjos e valeu pelo passeio

    ResponderExcluir
  14. Que delícia de viagem Valéria.
    Tenho muita vontade de conhecer e daqui nem é tão longe. Mas nunca tive oportunidade.
    Fotos maravilhosas. Obrigada por compartilhar.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  15. Oi, Val.
    Estou muito afim de viajar para vários países e depois de terminar a casinha, vou começar a colecionar posts para os próximos projetos, os seus com certeza já entraram neste meu arquivo.
    Xero!

    ResponderExcluir
  16. Montevideo surpreende, não é??? eu adorei!! fui achando que seria uma coisa normal, meio sem graça, mas no fim foi uma viagem maravilhosa!!! adorei o post!! bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi!!!!

    Danilo!
    Seja bem vindo ao meu blog!
    Obrigada!Que bom que você gostou! Volte sempre!

    Ernani!
    Já vi suasa fotos e você não é gordão!rsrsrs
    Quanto aMontevidèu como não é muiito visada turistcamente como Buenos Aires e Santiago, não identificamos logo seus monumentos e pontos turisticos.

    Nilce!
    Obrigada pelas gentilezas!
    Pois é menina, vá! Não vai se arrepender!

    Pipa!
    Estava sentindo sua falta por aqui!
    Obrigada por considerar boas dicas! Viaje mesmo!

    Ana!
    Mesmo assim me senti quando cheguei lá! Talvez tenha passado no texto este minha primeira impressão. No final gostei!

    Beijão e ótima semana para todos!

    ResponderExcluir
  18. Oi Valéria..que energia boa tem o seu blog..gostei muito!
    Te convido a visitar o Mundo dos Eus!
    www.omundodoseus.blogspot.com
    Bjos e Boa noite
    Roberta

    ResponderExcluir
  19. Oi Roberta!
    Obrigada e seja bem vinda sempre!
    Bjo e boa semana!

    ResponderExcluir
  20. Vim retribuir sua visita.. e aproveitando a viagem..rs
    bacana vc compartilhar Montivideo conosco..tudo com tanto carinho e dedicação!
    Parabéns!!
    bj
    Ma

    ResponderExcluir
  21. Oi Ma!
    Obrigada a você pelo carinho e palavras gentis!
    Faço com prazer, cada viagem a faço várias vezes, antes com as pesquisas, lá in loco e quando volto ao recontar no blog.
    Beijão e bom dia!

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Gostei do seu relato. Você ficou em qual hotel em Montevideo? Meu e-mail é cristmag@yahoo.com.br

    Viajarei para lá no próximo mês e gostaria de algumas informações.

    Obrigada!
    Cristiane

    ResponderExcluir
  23. ACABO DE CHEGAR DE MONEVIDÉU E ESTOU ATUALIZANDO MEU BLOG. CASUALMENTE ME DEPAREI COM O SEU. POR SINAL, MUITO BOM.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostei de sua visita, volte sempre!

Postagens mais visitadas

SEJA BEM VINDO MARÇO

Texto e imagem de arquivo pessoal Os pingos da chuva lavam a alma na despedida do verão e no anúncio da nova estação, o outono que vem pintar com novas cores o mês da mulher, o mês da poesia. Seja bem vindo Março!

UM NOVO ANO

  Imagem do Google      Folheio o livro   Com cheiro de novo E com páginas em branco Onde escreverei com letras douradas E forjarei cada presente de meu futuro. Nele um novo recomeço Um tempo de renovação. De reinventar-se De transformar sonhos em realidade. É um novo ano que se inicia E por um breve momento Todos os corações em sintonia Darão boas vindas a ele. Um novo tempo que nos traz esperança em dias melhores. Por isso acreditemos nas novas possibilidades... E sejamos felizes!   Valéria     Um ano novo abençoado para todos nós!

COMO EU ME VEJO, COMO VOCÊ ME VÊ, COMO EU PENSO QUE VOCÊ ME VÊ... E COMO EU REALMENTE SOU!

Imagem do google           Abrindo um parêntese no blog onde a proposta é só escrever sobre coisas boas e belas, do que realmente eu gosto, hoje venho fazer considerações não tão simpáticas, é, não só de coisas boas é formada a vida... Então...           Assim diz Clarice Lispector, sou como você me vê ... Será? Tem alguns dias que ficamos perplexos em descobrir uma faceta até então desconhecida para todos de uma pessoa conhecida. De inicio ficamos perplexos, passado o susto inicial passamos a tentar decodificar sinais indicadores de tão triste passagem. Muitas vezes falamos com tanta propriedade sobre nós mesmos que demonstramos para os outros e para nós memos que conhecemos tudo o que somos, e de repente, bum! algo acontece, e como num surto aquilo que estava latente surge para quebrar a máscara, o disfarce. E fica a pergunta, mas como nunca percebemos isso?!          Para Carl Rogers, somos o que somos, e não aquilo que devemos ser. ..Será? É muito importante a percepção que tem