Pular para o conteúdo principal

MONTEVIDÉU - LA CIUDAD VIEJA

Finalmente os posts sobre a nossa viagem à Montevidéu começaram a tomar forma com as minhas impressões sobre esta cidade que é bonita, mas não tão cheia de atrativos como as outras que conheci na América do Sul, que tem, percebi, peculiaridades de uma cidade um tanto provinciana. Lá estando fomos surpreendidos com uma greve de taxistas (um taxista havia morrido na noite anterior e ficaram dois dias com uma frota que já mal servida, menor ainda) que complicou nossos passeios pela cidade. Ficamos hospedados na Ciudad Vieja e o que podemos visitar ali visitamos, claro que havia também a incompatibilidade de horários, visitas a museus, por exemplo. Lá é assim, o que tem para visitar nesta região está tudo próximo, mas o que está nas outras regiões fica tudo muito longe, o que certamente carece de um taxi. Os taxis são um capítulo à parte, na sua grande maioria são bem velhinhos e possuem um vidro separando o motorista do passageiro e o valor a ser pago não é o que aparece no taxímetro, existe uma tabela que fica afixada no vidro com os valores equivalentes ao número que aparece no taxímetro e é este o valor que vamos pagar. A cidade é bem servida de transportes, mas estes também no outro dia reduziram sua frota, e como havia lugares para visitar bem distantes, não visitamos! Então nem preciso contar de minha frustração!

Contraste na arquitetura da cidade - edifícios e o novo aeroporto

No primeiro dia decidimos descobrir o nosso entorno. Descobrimos logo que Montevidéu é uma cidade de arquitetura muito rica. A Ciudad Vieja onde se encontra grande parte desta riqueza está passando por uma lenta revitalização de seus edifícios e que no futuro vai lhe proporcionar um rico cenário, pois ali onde a cidade nasceu existem muitos monumentos emblemáticos daquela época. Esta parte da cidade formada de ruas e ruelas é cheia de história e que certamente são testemunhas de épocas mais promissoras. Fizemos um tour naquela região começando obviamente pela Plaza de La Constitución , onde se encontra a Matriz, a Catedral Metropolitana de Montevidéu, uma bela igreja que não é uma construção imponente, mas é muito aconchegante e inspira muita paz.

Nesta praça ainda se encontra o Cabildo onde funciona o Museu e Arquivo Histórico Municipal e o Museu Gurvich, um museu particular mantido pela Fundação Gurvich criada pela família de José Gurvich, um artista plástico que embora seja nascido na Lituânia morou quase toda a sua vida em Montevidéu e infelizmente não é muito conhecido fora do Uruguai. Suas obras fantásticas refletem suas vivências, viagens e também como judeu as tradições judaicas simbolizadas em várias de suas obras.
          Si yai una inteligencia libre, debe haber un espacio libre donde la razón no limite. Gurvich
Almuerzo en el Cerro - 1959
Homenage al Kibutz Ramot Menache
1970

Caminhando fomos também ao Mapi (Museu de Arte Precolombino Indígena) que diferente do que existe em Santiago tem um acervo muito pobre, emprestando seu espaço para outros artistas. Lá vimos uma pequena mostra da arte indígena e pré-colombiana,

E de artistas como, Jorge Soza que trabalha com tapeçarias de cores e texturas surpreendentes,

Pablo Picasso

Entre el sueño y la vigilia

E da artista plástica Mercedez González, a obra Des-creación,

Nosso objetivo era chegar até o famoso Mercado Del Puerto, é lá onde tudo acontece, sempre cheio, acho que principalmente por turistas. O mercado é mesmo um point, o movimento não cessa, a rotatividade é grande, os garçons não param, muita carne assa a vista do freguês, a paisagem chega a ser assustadora com o fogaréu que sobe das grandes churrasqueiras em cada quiosque daquele. Lá chegando somos imediatamente convidados a provar do médio y médio, uma mistura de champanhe com vinho branco, que gostei muito e embora afirmem ser uma bebida forte repeti até acompanhando o almoço. De entrada (langostines grillé) deliciosos camarões servidos com limão e ervas verdes, já o prato principal, claro que quis experimentar a tão famosa carne uruguaia e fui de Petit Entrecot servido com salada e o marido de abadejo grillé,também acompanhado de salada

Junto ao Mercado encontra-se o Museu Del Carnaval, o museu é mesmo um enorme galpão onde estão expostas diversas alegorias, trajes, máscaras e muitas fotos de diversos momentos festivos bem diferentes do carnaval que festejamos aqui. Lembram mesmo os velhos carnavais que havia antigamente

Caminhando pelas ruelas da cidade descobrimos a Plaza Zabala, um tanto descuidada, mas com resquícios de ares parisienses, criada pelo arquiteto francês Edouard André e que leva o nome do fundador de Montevidéu o general Dom Bruno de Zabala.

1. A cidade é realmente muito linda e rica em cultura!
    gd beijo

2. Oi Valéria

Independente dos contratempos, vocês conseguiram um belo passeio. As fotos estão lindas.

Bjs no coração!

Nilce

3. Já fiz uma viagem maravilhosa...
    Paz e bem

4. Adorei o passeio e as fotos. Só senti falta das fotos dos pratos de vcs... Mas isso deve ser porque eu amo comida... hehehe. Bjo

5. Oi!!!!

Gilmara!
    Principalmente esta parte mais velha é muito rica culturalmente. Teremos mais das nossas caminhadas...

Nilce!
    Sim, passeamos muito, mas tinha muitas coisas bonitas como o jardim japonês, jardim botânico, lindos e mais outros museus belísssimos...

Bel!
    Obrigada pelas palavras gentis e fique por aqui pois tem mais...

Ernani!
    Foi legal mesmo! No mercado a comida não era plásticamente apresentável, mas no restaurante bati as fotos...rsrsrs

Beijos e um ótimo dia!

6. Oi Valéria,
    Eu não conheço Montevidéu. Fiquei com vontade de conhecer. As fotos estão lindas.
    Bjkas e uma ótima 5ª-feira para vc.

www.gosto-disto.com

7. Oi Val!!!

Viajar é uma das melhores coisas da vida!!! Pé na estrada sempre!!! Muito bom viajar por aqui!!!
    Um Ótimo dia!!!
    Bjus :)
    Bia

8. Olá Valéria
    Nem sempre as coisas saem confomre nosso planejamento. O jeito é transformar limão em limonada, e achoq ue foi isso que vc fez.
    Abraços

9. Oi!!!
    Betty!
    Um belo fim de semana pode ser festejado com uma visitinha à Montevidéu!

Bia!
    Adoramos viajar! Agora em junho faremos outra viagem, fico excitad com criança esperando o dia de Natal! Fique por aqui que ainda não acabou!

Jorge!
    Tivemos que ter um plano B, não nesta parte da visita que estava programada à pé e deu tudo certo. O outro dia... Irei contar...

Beijão e voltem para ver mais da viagem!

10. É uma cidade maravilhosa...lindas fotos beijo Lisette.

11. Preciso conhecer! É um deslumbre! Quanto ao teu blog, é realmente lindo.

Beijos,
    Débora.

12. Oi!!!

Lisette!
    É verdade, gostei muito! Continue nesta viagem!

Débora!
    Seja bem vinda!
    Obrigada pela gentileza!
    Vá você não vai se arrepender!

beijos e um ótimo final de semana!

13. Oi Val!!!

Vim desejar um ótimo fim de semana!!!
    Também tem acontecido comigo este problema de não conseguir comentar nos blogs... acho que é geral porque outras pessoas também falaram a mesma coisa... engraçado que ninguém sabe o que acontece... o google devia mandar um e-mail informando o que está acontecendo né?
    Bjus
    Bia :)

14. Minha amiga você é muito chique,amei tudo que vi e li.Desculpe ,eu até agora sem poder fazer nada por caudsa do blogger de novo rs
    beijosssss
    Yasmine

15. Valéria, em primeiro lugar obrigado pelas visitas no meu blog, ainda não tinha respondido, estava muito oculpado e mudando seu layout. Sim, quanto a Montevideo é assim como você escreve aqui. Eu também estive em montevideo em Dezembro que passou e contei minha ida aquela cidade para o blog Mundi e num é que ganhei uma viagem para Paris. Vá no site: http://www.viajantedomes.com.br/ e ganhador do mês de Dezembro, tá lá minha viagem.
    Um abs

16. Oi!!!

Bia!
    Espero que tudo volte ao normal, meus sguidores estão brincanndo de esconde-esconde.rsrs

Yasmine!
    Obrigada pelas visitas apesar do blogger!

Walter!
    Que felicidade ganhar uma viagem à Paris!
    Vou continuar descrevendo a viagem. Volte sempre!

Bjos e ótimo fds!

17. Oi Valéria, estava meio atrapalhada com exames de rotina e médicos meus e da Mami e acabei em falta com os comentários.
    Estava ansiosa para que você começasse a postar sobre a viagem. Lerei TUDO.
    Já gostei bastante desta primeira etapa, principalmente os museus. Adoro!
    Obrigada querida, pelo carinho lá no blog. Bjos.

18. Oi Sílvia!
    Pois é só agora as idéias foram se organizando!rsrs
    Obrigada pelas palavras gentis! Volte sempre!
    Bjos!

19. Olá, querida
    Ainda segue tudo parecido como há quase 30 anos atrás... O progresso é lento por lá...
    Bjs de paz

Gostei de sua visita, volte sempre!

Postagens mais visitadas

SEJA BEM VINDO MARÇO

Texto e imagem de arquivo pessoal Os pingos da chuva lavam a alma na despedida do verão e no anúncio da nova estação, o outono que vem pintar com novas cores o mês da mulher, o mês da poesia. Seja bem vindo Março!

UM NOVO ANO

Imagem do Google      Folheio o livro   Com cheiro de novo E com páginas em branco Onde escreverei com letras douradas E forjarei cada presente de meu futuro. Nele um novo recomeço Um tempo de renovação. De reinventar-se De transformar sonhos em realidade. É um novo ano que se inicia E por um breve momento Todos os corações em sintonia Darão boas vindas a ele. Um novo tempo que nos traz esperança em dias melhores. Por isso acreditemos nas novas possibilidades... E sejamos felizes!   Valéria     Um ano novo abençoado para todos nós!

COMO EU ME VEJO, COMO VOCÊ ME VÊ, COMO EU PENSO QUE VOCÊ ME VÊ... E COMO EU REALMENTE SOU!

Imagem do google           Abrindo um parêntese no blog onde a proposta é só escrever sobre coisas boas e belas, do que realmente eu gosto, hoje venho fazer considerações não tão simpáticas, é, não só de coisas boas é formada a vida... Então...           Assim diz Clarice Lispector, sou como você me vê ... Será? Tem alguns dias que ficamos perplexos em descobrir uma faceta até então desconhecida para todos de uma pessoa conhecida. De inicio ficamos perplexos, passado o susto inicial passamos a tentar decodificar sinais indicadores de tão triste passagem. Muitas vezes falamos com tanta propriedade sobre nós mesmos que demonstramos para os outros e para nós memos que conhecemos tudo o que somos, e de repente, bum! algo acontece, e como num surto aquilo que estava latente surge para quebrar a máscara, o disfarce. E fica a pergunta, mas como nunca percebemos isso?!          Para Carl Rogers, somos o que somos, e não aquilo que devemos ser. ..Será? É muito importante a percepção que tem