Pular para o conteúdo principal

JOSÉ SARAMAGO - 16/11/1922

Imagem do Google


              Hoje não poderia deixar passar o dia sem prestar a minha homenagem a um escritor que muito admiro, mesmo não compartilhando de alguns de seus ideários, o multifacetado escritor, argumentista, teatrólogo, ensaísta, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português José Saramago (Azinhaga, Portugal, 16 de Novembro de 1922 — Lanzarote, Espanha, 18 de Junho de 2010) que na sua vasta obra nos presenteou com sua prosa revestida de poesia. Aqui uma faceta sua nem sempre tão lembrada, a poesia.


NÃO ME PEÇAM RAZÕES...

 Não me peçam razões, que não as tenho,
Ou darei quantas queiram: bem sabemos
Que razões são palavras, todas nascem
Da mansa hipocrisia que aprendemos.

Não me peçam razões por que se entenda
A força de maré que me enche o peito,
Este estar mal no mundo e nesta lei:
Não fiz a lei e o mundo não aceito.

Não me peçam razões, ou que as desculpe,
Deste modo de amar e destruir:
Quando a noite é de mais é que amanhece
A cor de primavera que há-de vir.

José Saramago, in "Os Poemas Possíveis”

Comentários

  1. Homenagem justa e tão merecida a esse grande escritor e escolheste bem!

    Aliás, como sempre!!! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Este não conhecia... Adoro também o seu ceticismo ácido!

    Um dia luz p/ vc!

    Beijooooooooooo

    ResponderExcluir
  3. Sempre sábio. Palavras que ensinam e demonstram sentimentos, não são apenas palavras...

    Valéria, obrigada pelo carinho viu? Ela está fazendo muita falta... Mas temos que lembrar dos momentos bons.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Val!
    Maravilhosa e merecida homenagem, ainda por cima mostrando uma vertente de Saramango que não é tão divulgada, já que ele mais conhecido como romancista.
    Tenho um total fascínio por ensaio sobre a cegueira que me conquistou por completo e não vejo a a hora de ler ensaio sobre a lucidez.

    Tenha um ótimo dia Flor.
    Beijinhos...
    Cintia
    *cintok.blogspot.com*

    ResponderExcluir
  5. Oi Valéria
    Desconhecia este lado do Saramago, poeta, e gostei muito, mais até do que seus textos em prosa.
    Bela homenagem.
    Beijo e bom dia.

    ResponderExcluir
  6. Adorei! palavras sábias.Gosto disso.beijo Val..

    ResponderExcluir
  7. Oi Val!!!

    Que belo poema de Saramago!!! Adoro suas homenagens literárias porque nos brinda com mais cultura e conhecimento.
    Tenha um ótimo dia!!!
    Bjs
    Bia :)

    ResponderExcluir
  8. Olá,Valéria!!

    Linda homenagem querida!Gosto do Saramago!
    Esta poesia é linda!!!
    Beijos pra ti!!!Tenha um lindo dia!!!

    ResponderExcluir
  9. Este é um dos meus escritores preferidos com seu estilo versátil.
    Adorei encontrá-lo hoje, em sua homenagem.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Valéria
    Gostei muito do poema
    Nunca li Saramago
    Parabéns pela homenagem

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Valéria,
    Adoro Saramago, mas confesso que conheço pouco de sua poesia. Adorei este poema, é lindo.
    Beijos 1000 e um meio de semana maravilhoso para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Saramago é um autor tão apaixoante...
    Sou fã dos seus livros, pensamentos e opiniões...
    Acredita que minha rua chama-se José Saramago?
    Xero!!

    ResponderExcluir
  13. hoje usei uma frase dele no meu blog, adoro!

    ResponderExcluir
  14. Olá Valéria,
    Merecida homenagem. Aprecio Saramago e a poesia escolhida é muito bonita.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Estou meio Saramago e descubro agora, que li este poema.
    Que riqueza! Se é "poema possível", imagina os impossíveis! Perfeito.
    Bjssssssssssssss

    ResponderExcluir
  16. Oi Val..amei o poema..mas confesso a voce que não leio muito Saramago.
    Acho que ta na hora né?

    Um beijo..

    ResponderExcluir
  17. José.

    Aprendi a amá-lo com meu pai.

    Um beijo, querida Valéria.

    ResponderExcluir
  18. Gosto bastante de Saramago! Não conhecia essa poesia, obrigada por compartilhar!

    Obrigada por sua visita e pelo lindo comentário deixado lá no meu cantinho! Bjs

    ResponderExcluir
  19. Valéria
    Passando para te desejar bon voyage!
    Beijos e aguardo novidades

    ResponderExcluir
  20. Valéria, já li alguns livros do premiado Saramago, ele é mesmo um escritor de muito talento, a poesia postada é linda.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Valéria!
    Embora muitos não gostem de Saramago, talvez por ter sido ateu toda vida, eu gosto. Seu Ensaio sobre a Cegueira, a meu ver, é uma obra-prima dos tempos atuais.
    Grande homenagem a um grande escritor!
    beijos cariocas

    ResponderExcluir
  22. Boa viagem e descanso@!!!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  23. Olá,Valéria!!!

    Vim te deixar um beijo e meu carinho querida!!!
    Tudo de bom!!!
    *Obrigada pelo carinho e pela sua gentil atenção!!!

    ResponderExcluir
  24. Oie lindona.

    Gosto muito de Saramago, bela homenagem lindona.

    Vai viajar novamente, querida?
    obaaaaa vou querer saber tudo.
    Boa viagem.

    beijos e meu carinho.

    ResponderExcluir
  25. Oi Valéria,
    Boa viagem. Aproveite muito!
    Qdo vc estiver voltando, provavelmente eu esteja indo viajar.
    Beijos 1000 e uma noite maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  26. Merecido destaque. Compartilho suas idéias a propósito do grande escritor. Deixou obra de grande valor, textos belíssimos, mas alimentava sentimentos e ideais bem discutíveis.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  27. Tá aí um escritor que admiro por causa de seu estímulo ao pensamento crítico constante através das letras , sem amarras e além de tudo fazia isso com poesia. Adorei esse poema, Valéria. um abraço. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  28. Valéria,
    Amo Saramago e gosto muito dessa poesia.
    Obrigada por seu carinho de sempre no delírio.
    Um beijo
    Denise

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostei de sua visita, volte sempre!

Postagens mais visitadas

SEJA BEM VINDO MARÇO

Texto e imagem de arquivo pessoal Os pingos da chuva lavam a alma na despedida do verão e no anúncio da nova estação, o outono que vem pintar com novas cores o mês da mulher, o mês da poesia. Seja bem vindo Março!

UM NOVO ANO

  Imagem do Google      Folheio o livro   Com cheiro de novo E com páginas em branco Onde escreverei com letras douradas E forjarei cada presente de meu futuro. Nele um novo recomeço Um tempo de renovação. De reinventar-se De transformar sonhos em realidade. É um novo ano que se inicia E por um breve momento Todos os corações em sintonia Darão boas vindas a ele. Um novo tempo que nos traz esperança em dias melhores. Por isso acreditemos nas novas possibilidades... E sejamos felizes!   Valéria     Um ano novo abençoado para todos nós!

COMO EU ME VEJO, COMO VOCÊ ME VÊ, COMO EU PENSO QUE VOCÊ ME VÊ... E COMO EU REALMENTE SOU!

Imagem do google           Abrindo um parêntese no blog onde a proposta é só escrever sobre coisas boas e belas, do que realmente eu gosto, hoje venho fazer considerações não tão simpáticas, é, não só de coisas boas é formada a vida... Então...           Assim diz Clarice Lispector, sou como você me vê ... Será? Tem alguns dias que ficamos perplexos em descobrir uma faceta até então desconhecida para todos de uma pessoa conhecida. De inicio ficamos perplexos, passado o susto inicial passamos a tentar decodificar sinais indicadores de tão triste passagem. Muitas vezes falamos com tanta propriedade sobre nós mesmos que demonstramos para os outros e para nós memos que conhecemos tudo o que somos, e de repente, bum! algo acontece, e como num surto aquilo que estava latente surge para quebrar a máscara, o disfarce. E fica a pergunta, mas como nunca percebemos isso?!          Para Carl Rogers, somos o que somos, e não aquilo que devemos ser. ..Será? É muito importante a percepção que tem