Pular para o conteúdo principal

INTOLERÂNCIA - O MAL DESTE SÉCULO

Imagem do Google
 
 
Sofremos de grande mal
Seja para que lado olhemos
Fruto de ideias preconcebidas
E contra isso lutemos!
 
No corre-corre estressante
Já não se tem paciência de trocar uma ideia
E logo se sai aos gritos
A se pavonear para a platéia.
 
Não há verdades absolutas
E esta intolerância está a fechar caminhos
Principalmente ao diálogo
Quando mina o respeito aos vizinhos.
 
Vejo uma linha tênue entre a aceitação ou não da diferença do outro
E é neste frágil limite que reside o grande conflito
Mas será que não há solução?
Há, em aprender a respeitar a liberdade do outro, e que seja irrestrito.
 
Valéria

Comentários

  1. É verdade Val.
    Infelizmente, é que mais se vê por aí. As pessoas não tem paciência umas com as outras e muito menos gentileza. Em algumas situações reina a total falta de respeito. Seja na fila de um supermercado, dentro de um ônibus. As reclamações e as "caras feias" sempre acontecem... as pessoas não sabem esperar. Devemos fazer a nossa parte e não nos aborrecermos por coisas tão pequenas, pois de nada adianta, causa stress coletivo e reflete na nossa saúde. Vamos refletir.
    Parabéns por levantar o tema e escrever tão bem sobre ele.
    Beijos minha flor.

    ResponderExcluir
  2. Tens razão.A intolerância está em todas as partes:escolas, clubes, vida em geral, condomínios, trânsito. Pena, pois isso faz um mal terrível aos intolerantes e aos outros. beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa poesia!!!
    Abordastes de modo ímpar um tema tão atual.
    É uma pena termos que presenciar tudo isso, triste realidade.

    Parabéns minha querida Valéria!

    Beijos com carinho.

    ResponderExcluir
  4. Oiii Valéria, verdade, a intolerância tem crescido muito nesse mundo tecnológico, corrido, onde as horas parecem correr com a velocidade dos ventos, assim no meio da correria a intolerância vai tomando conta! Abraçossss

    ResponderExcluir
  5. Este é o princípio para tudo- respeito- mas vivenciamos tantos preconceitos que nos mostram o quantoo a defesa ddo modo de pensar de cada um fica a querer predominar.bjs

    ResponderExcluir
  6. Por conta do imediatismo, da pressa, as pessoas passam a desrespeitar o outro. A tolerância acaba por desaparecer...
    Um grande abraço amiga

    Façamos como o PETA e saibamos que - GENTILEZA GERA GENTILEZA.

    ResponderExcluir
  7. Oi Valéria,
    Mesmo tendo muita intolerância por aí, ainda acho que estamos vivendo no melhor dos mundos, pois no século passado era muito pior, com escravismo, sexismo, racismo e tantos "ismos". Acho que estamos evoluindo e que vamos melhorar ainda mais.
    Bjs 1000!

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  8. Esse respeito à liberdade e às diferenças é indispensável para que convivamos. A intolerância é mal do hoje, em vista da pressa, do estresse, das cobranças... inclusive da busca da chamada felicidade. Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Alcançarmos a perfeição será difícil, mas a possibilidade do melhor é sempre esperada.Creio que a permanente conscientização de que a intolerância não traz benefício algum, está crescendo.A torcida é para que se expanda abrace toda a humanidade.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  10. Estava aqui pensando o quanto é bom te ler, amiga!

    Seu blog é suave e transmite sensação de paz....


    bjsMeus
    Catita

    ResponderExcluir
  11. Valéria,

    Acho que esse mundo está completamente louco.
    A intolerância é uma delas. Deveria existir mais respeito entre as pessoas, mas infelizmente, isso não está acontecendo em todos os relacionamentos.
    Hoje, eu estava refletindo sobre algumas coisas, e foi até bom vir aqui, ler essa postagem e poder partilhar com você.
    Eu ando assustada com as publicações no Facebook que ainda mantenho por diminuir a distância com a família e amigos

    É um tal de alfinetar o outro, lavagem de roupa suja, muita futilidade etc. Parece que as pessoas estão fazendo questão de mostrar que são más, odeiam, vingam, e muitos outros tipos de sentimentos ruins. Que mundo é esse amiga? Risos

    Um lindo e abençoado dia! Beijos

    ResponderExcluir
  12. Valeria,muito linda sua poesia e cabe bem nesses dias onde ninguem tolera nada e nem ninguem!bjs e meu carinho,

    ResponderExcluir
  13. Oi valeria, amei seu espaço, suas postagens. Aqui é muito agradavel,parabéns. Se poder depois passa no meu. bjs... http://intensevery.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Valéria,
    Ótimo post,a intolerância é um mal que deve ser combatido,devemos olhar os outros com o mesmo respeito com que queremos ser tratados.
    Um ótimo final de semana,abraço!=)

    ResponderExcluir
  15. Ei Valéria
    Acho que as pessoas estão muito intolerantes, o estopim bem curtinho, explodindo por qualquer coisa.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  16. Oi Val!!!

    Verdade, a intolerância é o mal do século e a falta de educação também!!! Adorei o seu post anterior sobre o dia da criança e sua foto de infância, muito lindinha!!!
    Um alegre fim de semana!!!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  17. Olá Valéria,

    A intolerância tem sido mesmo razão de muitas discórdias e mágoas. Somente com o respeito ao próximo e a paciência haveremos de resgatar a tolerância e o reequilíbrio entre as relações.
    É certo que o estresse da vida diária nos deixa menos confortáveis em determinadas situações, mas a paciência é uma questão de exercício.

    Beijo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostei de sua visita, volte sempre!

Postagens mais visitadas

SEJA BEM VINDO MARÇO

Texto e imagem de arquivo pessoal Os pingos da chuva lavam a alma na despedida do verão e no anúncio da nova estação, o outono que vem pintar com novas cores o mês da mulher, o mês da poesia. Seja bem vindo Março!

UM NOVO ANO

  Imagem do Google      Folheio o livro   Com cheiro de novo E com páginas em branco Onde escreverei com letras douradas E forjarei cada presente de meu futuro. Nele um novo recomeço Um tempo de renovação. De reinventar-se De transformar sonhos em realidade. É um novo ano que se inicia E por um breve momento Todos os corações em sintonia Darão boas vindas a ele. Um novo tempo que nos traz esperança em dias melhores. Por isso acreditemos nas novas possibilidades... E sejamos felizes!   Valéria     Um ano novo abençoado para todos nós!

COMO EU ME VEJO, COMO VOCÊ ME VÊ, COMO EU PENSO QUE VOCÊ ME VÊ... E COMO EU REALMENTE SOU!

Imagem do google           Abrindo um parêntese no blog onde a proposta é só escrever sobre coisas boas e belas, do que realmente eu gosto, hoje venho fazer considerações não tão simpáticas, é, não só de coisas boas é formada a vida... Então...           Assim diz Clarice Lispector, sou como você me vê ... Será? Tem alguns dias que ficamos perplexos em descobrir uma faceta até então desconhecida para todos de uma pessoa conhecida. De inicio ficamos perplexos, passado o susto inicial passamos a tentar decodificar sinais indicadores de tão triste passagem. Muitas vezes falamos com tanta propriedade sobre nós mesmos que demonstramos para os outros e para nós memos que conhecemos tudo o que somos, e de repente, bum! algo acontece, e como num surto aquilo que estava latente surge para quebrar a máscara, o disfarce. E fica a pergunta, mas como nunca percebemos isso?!          Para Carl Rogers, somos o que somos, e não aquilo que devemos ser. ..Será? É muito importante a percepção que tem