Pular para o conteúdo principal

SANTIAGO - OS PARQUES DA CIDADE

               Faz tempo que não falo aqui sobre viagens, se bem que viajei para o Peru e voltei a visitar o Chile. No início de 2012 fizemos esta curta viagem à Santiago. Não foi a primeira vez que escolhemos esta cidade como destino. Gostamos muito de Santiago, é um destino imperdível e que nos conquistou desde nossa primeira viagem. Por sua localização privilegiada ela possui uma paisagem única. Desta vez escolhemos ficar no bairro de Providência. Sempre priorizamos em nossas viagens uma boa localização do hotel com a possibilidade de explorar a cidade a pé e aqui não foi diferente. A cidade é muito organizada, limpa e fácil de andar por ela. Os vários parques e praças distribuídos pelos diversos bairros emprestam a sombra de suas árvores para uma boa caminhada. Priorizamos nesta visita aproveitar o final do outono com seus tons avermelhados para desfrutar da boa temperatura e caminhar aproveitando do que aqui não faltam, as belas construções e os contrastes arquitetônicos, as várias possibilidades de programas culturais e uma diversidade culinária que foram nossas opções de programas, portanto aqui veremos muitos passeios ao ar livre e uma ótima experiência gastronômica sem esquecer também de visitas à exposições, para alimentar a alma, felizes ficaram nossos sentidos, refestelaram-se. Desculpe os leitores, mas me empolgo em posts de viagem e me torno prolixa, o post está extenso.
              A uma curta caminhada do hotel no bairro da Providência fica o Parque das Esculturas. Localizado às margens do rio Mapocho este grande parque é um museu a céu aberto que possui uma mostra permanente de várias obras com vários tamanhos, formas e materiais de artistas contemporâneos do país. A parceria com a natureza é perfeita, um refúgio de paz em meio à agitação da cidade.


               Neste parque ainda existe um grande salão de exposição, aberto ao público com mostras de artistas chilenos, na época as obras compunham a exposição Anima Animus de Lisi Fox e Joaquín Mirauda com peças em materias como acrílico e bronze, mármore e basalto para traduzir em arte os conceitos arquetipais da psicologia de Carl Jung.

Em outro dia saímos do hotel e fizemos uma longa caminhada atravessando vários bairros da cidade sempre desfrutando da sombra dos parques e a beleza das praças por uma grande avenida que se transforma ao longo do trajeto em várias avenidas diferentes, 11 de setembro, Providência e termina no centro da cidade como Av. Libertador Bernardo O’Higgens, a principal avenida da cidade e que possui alguns dos mais importantes e belos edifícios da capital, inclusive o Palácio de La Moneda, o nosso destino. Lá mais uma vez visitamos o Centro Cultural que na ocasião apresentava as exposições El Universo de La Índia, com duas salas a Oriente e a Poniente, uma mostra de obras sobre as principais religiões originárias da Índia com seus deuses, semideuses e seres sobrenaturais.

Em outro espaço menor, mas nem por isso menos interessante uma exposição interativa sobre a arte de pintar e cantar de Violeta Parra, uma mostra permanente sobre a vida desta grande artista e folclorista chilena.
Imagens dos parques e seus monumentos ao longo da avenida e no final o Palácio de La Moneda
         
               No dia seguinte decidimos ir ao Cerro San Cristóbal, já havíamos ido lá em outra oportunidade, mas muito rápido, iríamos dedicar agora mais tempo a este parque imenso e um dos pontos mais altos da cidade. Na subida do funicular a primeira parada é no Zoológico, aí ficamos e fizemos a nossa caminhada em ziguezague que é como se apresenta a distribuição do espaço. Diferente de outros zoológicos, o de Santiago é muito organizado, limpo e os animais embora dê aquela aflição por eles estarem presos e fora de seu habitat, são bem cuidados e bonitos. Subimos novamente e o funicular nos levou ao topo do morro que possui uma vista panorâmica muito bonita de toda a cidade e um santuário com a imagem de Nossa Senhora da Conceição que lá do alto é como se estivesse a proteger à cidade.





                  De lá pegamos a trilha principal e decidimos descer a pé contornando todo o morro. Foi uma longa caminhada encontrando apenas atletas que usam as trilhas para praticar seus esportes, correr, caminhar e andar de bicicleta. A natureza ali impera nos oferecendo a sua tranquilidade e a busca de harmonia. Nas diversas trilhas que se abrem no parque se chega a diversos parques menores, local para camping, espaços para pique-nique, um restaurante o Camino Real onde almoçamos, jardim botânico e jardim japonês. Não sei se por consequência da estação, com a vegetação perdendo suas folhas avermelhadas, não havia ali muito cuidado, o jardim japonês que é sempre muito florido e colorido estava desprezado, sem vida. Foram muitos quilômetros de caminhada em contato com uma natureza exuberante.                                                





Imagens ao longo da caminhada descendo o Cerro San Cristóbal
                                                
              Outro parque que visitamos no outro dia foi o Parque Bicentenário. Este parque fica no moderno bairro de Vitacura e são vários hectares de áreas verdes, com várias trilhas para caminhadas, belos jardins, playground, uma bela lagoa artificial com peixes e cisnes-de-pescoço-negro, flamingos e um dos melhores restaurantes da cidade o Mestizo, onde almoçamos.






          
              Nesta viagem sem aquela preocupação de turista de primeira viagem ávido por tudo conhecer, podemos sentir a cidade com mais carinho desfrutando de sua acolhida sem corre-corre. Santiago é bem moderna e vem cada vez mais sendo um destino procurado e por isso prima em satisfazer seus visitantes o que resulta em melhores serviços inclusive na gastronomia, o próximo tema por aqui.
               E para todos que por aqui passarem uma ótima semana!

Comentários

  1. Que maravilha de lugares. Gosto muito de conhecer parques, estar próxima da natureza. Mostraste muito bem todos!

    beijos,tuuuudo de bom,muitas viagens legais nesse novo ano! chica

    ResponderExcluir
  2. Estava sentindo falta dos seus posts de viagem. E não há problema nenhum no fato de eles serem longos, porque são sempre muito bacanas. Gosto desse tipo de passeio que explora bastante os parques das cidades. Thanks pelas dicas.
    Beijos e bom ano!

    ResponderExcluir
  3. Passei para deixar os votos de um ano muito feliz!Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Val!!!

    FELIZ 2013!!! Que seja um ótimo ano com muitas relizações!!!
    Esses parques são lindos, um encanto as aves e a natureza, que prazer é viajar!!!
    Tudo de bom sempre!!!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  5. Olá Valéria
    Que espetáculo de viagem, os parques são maravilhosos, as fotos
    ficaram muito boas, mas com certeza in loco é tudo mais exuberante.
    É uma cidade que tenho muito vontade de conhecer.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Oi Valéria,
    como é bom ler você e suas viagens(aventuras). Vou te contar uma historinha: Estava eu, ontem pela manhã, numa fila enoooorrme para pagar algumas contas quando peguei meu celular, acessei seu blog e comecei a ler sobre sua viagem. Viajei junto com você e precisei ser cutucada para ir até ao caixa pois a minha hora havia chegado. Rsrsrsr...
    Adorei sua narrativa, as belas fotas e ainda me ajudou a passar o tempo com qualidade. Deu vontade de conhecê-la.
    Beijos e feliz ano novo para você e sua família.

    ResponderExcluir
  7. adorei as fotos!!! muito legais mesmo!!!!

    ResponderExcluir
  8. Querida amiga

    Desejo que o Ano Novo
    se transforme em tua vida
    em Dia Novo,
    para que em todo anoitecer
    existam fogos de artifício
    para colorir os céus do teu olhar
    das mais singelas alegrias,
    e a cada amanhecer
    existam sonhos simples
    para dar novos sentidos
    a tua vida.

    Aluísio Cavalcante Jr.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Valéria!
    Nossa, como adorei Santiago, aliás o Chile todo é belíssimo e bastante confortável para se viajar. Adoraria lá voltar e ver mais detalhes assim como você desta segunda vez.
    Desejo que 2013 seja repleto de bençãos e felicidades a você e sua família.
    um grande abraço, carioca

    ResponderExcluir
  10. Oi Valéria

    Retornando da viagem ao Chile, deparo-me com seu relato. Será que estivemos em Santiago no mesmo período? Fiquei por lá de 31/12 a 05/01 e, realmente, como vc descreveu, os parque nos encantam.
    Estou organizando as ideias e fotos para compartilhar os momentos que percorrir algumas cidades Chilenas,
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Ahhhhh não recebi a atualização do blogue no feed :( e acessei direto agora! Depois desse post, fiquei com uma impressão muito boa da cidade e arrependida de não ter visitado. Fiz um passeio pelas cordilheiras e por pouco não cheguei até Santiago :( mas fica para a próxima que irei com criança. Quero conhecer o Artequin! Beijus,

    ResponderExcluir
  12. Valéria querida que saudades, pelo jeito faz tempo que vc tbém não posta, eu voltei hj p o blog depois de um mês, aforei as fotos e os lugares, qdo estive em Santiago foi meio corrido e eu não fui em todos esses lugares que mostrou, espero um dia voltar! Adorei! Bjooooosss

    ResponderExcluir
  13. Uma linda cidade. Ano passado tinha uma excursão para ir, mas era tão longa, tantas cidades, que imaginei que teria pouco tempo para curtir realmente cada uma. Preferi não ir. Mas Santiago e Lima, no Peru, estão na minha lista de desejos.
    Saudade de tu!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Que maravilha de passeio minha querida, pelas belas fotos dá pra ver... amei o post.
    Estou retornando aos blogs depois da minha pausa...desejo um 2013 maravilhoso pra ti...bom final de semana, beijos
    Valéria

    ResponderExcluir
  15. Oi Valéria,
    Foi um passeio maravilhoso!Acho legal quando as pessoas viajam e vão conhecer os pontos culturais,não só os turísticos.
    Adorei as fotos,é lindo!
    Um bom final de semana,=)

    ResponderExcluir
  16. Olá querida amiga!

    Deve ter sido um passeio maravilhoso! Belas fotos.
    Querida, vim te agradecer a vista ao meu blog que nasceu. rsrs.
    Grata pelo carinho de sempre.
    E quero te ver bem inspirada logo, logo!!!

    Beijos no seu coração.

    ResponderExcluir
  17. É sempre gratificante quando os amigos nos levam para suas viagens.
    Desejo que seus dias estejam na fluencia perfeita com saude e alegria na companhia e que sua volta seja breve.
    Uma linda semana amiga.
    Meu carinhoso abraço de paz e luz em seus dias.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia,Valéria!!!

    Que lindo,minha amiga!!!Na verdade é mais:Uau, que viagem deslumbrante!!!rs Belíssimas fotos também!
    É bom poder passear e dividir as experiências depois,né?!
    Beijos!!!!Espero que esteja tudo bem com você!

    ResponderExcluir
  19. Saudade de vc sua linda!
    Que postagem maravilhosa adorei as fotos, adorei tudo!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  20. Olá Valéria,
    Desculpa se não me apresentei antes é que final de ano e um sufoco, esqueço até que tenho pc, mas quero te agradecer a visita que fizeste ao meu blog, fico muito feliz quando alguém se lembra de por alá passar.
    Teu blog é maravilhoso, descrições e fotos incríveis, mas como sou demais bairrista, brasileira da gema,confesso que prefiro nossas paisagens, como por exemplo as que fizeste sobre o nordeste. São lindas e nossas essas paisagens,não? rsrsrs
    Tenho um filho que reside em Natal com a família, quando os visito sempre pinto alguma paisagem, pois são lindas. Poderás ver algumas no inicio de meu blog, em dezembro de 2009, inicio de 2010.
    Bem querida, mais uma vez obrigada e um feliz 2013 com muita saúde e paz para ti e familiares.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  21. Valéria, lindas fotos e lindas lembranças. O que me chama a atenção nessa sua postagem é que aqui no Brasil estamos perdendo o costume de identificar obras históricas. Estamos nos tornando um povo sem memória. Isso é muito ruim!
    Adorei essa sua postagem.
    Um abração
    Manoel

    ResponderExcluir
  22. Valéria,

    Eu passei um dia e uma noite em Santiago, mas infelizmente, tive uma forte indisposição, e passei o tempo todo no quarto do hotel. Penso em voltar com calma pra conhecer melhor.
    Gostei muito dessas imagens que você mostrou, e dá pra perceber que tem muita coisa boa pra fazer por lá.
    Estava com saudade e vim fazer uma visita.
    Um lindo final de semana. Beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá, querida Valéria
    Muito lindo... relíquia pura!!!
    Cidade bela com recantos inigualáveis...
    To voltando das férias...
    Bjm de paz e alegria

    ResponderExcluir
  24. Nossa, Valéria! Tudo muito lindo. Com certeza deve ter sido uma viagem inesquecível!!! Amei as fotos!!!
    Bjus

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostei de sua visita, volte sempre!

Postagens mais visitadas

SEJA BEM VINDO MARÇO

Texto e imagem de arquivo pessoal Os pingos da chuva lavam a alma na despedida do verão e no anúncio da nova estação, o outono que vem pintar com novas cores o mês da mulher, o mês da poesia. Seja bem vindo Março!

UM NOVO ANO

  Imagem do Google      Folheio o livro   Com cheiro de novo E com páginas em branco Onde escreverei com letras douradas E forjarei cada presente de meu futuro. Nele um novo recomeço Um tempo de renovação. De reinventar-se De transformar sonhos em realidade. É um novo ano que se inicia E por um breve momento Todos os corações em sintonia Darão boas vindas a ele. Um novo tempo que nos traz esperança em dias melhores. Por isso acreditemos nas novas possibilidades... E sejamos felizes!   Valéria     Um ano novo abençoado para todos nós!

COMO EU ME VEJO, COMO VOCÊ ME VÊ, COMO EU PENSO QUE VOCÊ ME VÊ... E COMO EU REALMENTE SOU!

Imagem do google           Abrindo um parêntese no blog onde a proposta é só escrever sobre coisas boas e belas, do que realmente eu gosto, hoje venho fazer considerações não tão simpáticas, é, não só de coisas boas é formada a vida... Então...           Assim diz Clarice Lispector, sou como você me vê ... Será? Tem alguns dias que ficamos perplexos em descobrir uma faceta até então desconhecida para todos de uma pessoa conhecida. De inicio ficamos perplexos, passado o susto inicial passamos a tentar decodificar sinais indicadores de tão triste passagem. Muitas vezes falamos com tanta propriedade sobre nós mesmos que demonstramos para os outros e para nós memos que conhecemos tudo o que somos, e de repente, bum! algo acontece, e como num surto aquilo que estava latente surge para quebrar a máscara, o disfarce. E fica a pergunta, mas como nunca percebemos isso?!          Para Carl Rogers, somos o que somos, e não aquilo que devemos ser. ..Será? É muito importante a percepção que tem