Pular para o conteúdo principal

NÃO HOUVE INTERMITÊNCIA DA MORTE

        Mesmo tendo muito a contar sobre os 15 dias que estive viajando, hoje, vou prestar minha tardia homenagem a um dos meus escritores preferidos, José Saramago. Nossa, mesmo do alto de seus 87 anos, eu levei um susto ao ver a notícia de sua morte! Fiquei triste... esperava sempre seu novo livro, mesmo que não fosse lê-lo de imediato (estou com a leitura atrasada, 2 livros de Saramago me esperam...).
         José Saramago tinha um estilo próprio de escrever que carecia de uma certa adaptação, parágrafos imensos, de virar a página, ausência de pontos, letras maiúsculas após vírgulas mas, eu gostava desse estilo e logo me adaptei a ele.
          vários de seus livros embora não partilhe de suas ideias políticas e religiosas, partilho sim do seu pensamento humanista que se sobrepõe aos outros, é a essência deles. Se para ele "nossa maior tragédia é não saber o que fazer com a vida", ele bem que soube, era um homem engajado politicamente e na defesa de uma sociedade mais justa, se posicionava e defendia suas ideias, muitas delas descritas (vividas) em sua ficção.
         Me sinto privilegiada por conhecer um pouco a obra deste escritor tão talentoso e criativo que nos deixou uma obra generosa e para mim indiscutível.
          "A viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam. E mesmo estes podem prolongar-se em memória, em lembrança, em narrativa". (José Saramago)

Comentários

  1. Valéria,

    Assim como você senti-me comovida com a partida deste ilustre escritor que bem soube viver a vida e, muito mais, soube nos presentear com sua literatura. Utilizando-me dos clichês correntes, o mundo vai ficando mais cego com a perda dessas pessoas.
    Beijão. Patrícia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostei de sua visita, volte sempre!

Postagens mais visitadas

DRUMMOND - O CONSTANTE DIÁLOGO

Imagem do Google  O constante diálogo   Há tantos diálogos Diálogo com o ser amado o semelhante o diferente o indiferente o oposto o adversário o surdo-mudo o possesso o irracional o vegetal o mineral o inominado Diálogo consigo mesmo com a noite os astros os mortos as idéias o sonho o passado o mais que futuro Escolhe teu diálogo e tua melhor palavra ou teu melhor silêncio Mesmo no silêncio e com o silêncio dialogamos.

A BELA ADORMECIDA MODERNA

Imagem do Google                       Para ela o sono da tarde é sempre bem vindo. Um sono reparador do dormir tarde e acordar cedo para ir para a aula. Naquele dia estava só, o silêncio e a tranqüilidade tomavam conta do apartamento. Seus pais haviam saído e os irmãos também, deixou a televisão ligada na programação vespertina. Tomou um banho e deitou. Logo adormeceu e ao fundo o som da TV foi sendo substituído pelo vazio logo povoado por seus sonhos. Assim as horas foram passando, a tarde se foi e as primeiras estrelas começaram a compor o belo cenário da noite. Lá dentro o escuro se fez, os cômodos que antes estavam claros pela luz do dia se encontravam agora mergulhados na escuridão causada pela ausência das pessoas. Com a noite instalada próximo de oito da noite chegam os pais. Estranham o escuro, mas apertam a campainha de som estridente que se fazia ouvir em todo o pequeno préd...

PARTICIPANDO DO BOOKCROSSING BLOGUEIRO

           Hoje vou descrever minha experiência como participante do Bookcrossing Blogueiro que aconteceu ontem, dia 08/11. Quando vi a chamada no facebook de alguém compartilhando o post de Luma , a idealizadora do evento, logo a minha porção criança pulou de alegria. Assim, como uma criança que espera a hora de brincar fiquei ansiosa por participar desta deliciosa brincadeira. Livro é uma coisa mágica que em nossas mãos transforma nosso viver, nos dá asas para voar em busca de outros mundos reais e imaginários e este poder deveria ser despertado em todas as pessoas. Então fazer um livro chegar casualmente na mão de alguém e de repente fazê-la viajar ali, fazê-la até se possível despertar para a leitura, é fantástico.             Para me motivar mais ainda fui surpreendida por um sorteio relâmpago no Blog Em Quantos , onde fui a felizarda e isso me despertou a ideia de fazer um sor...