Pular para o conteúdo principal

GERMINAL

     Há poucos dias realizei a leitura do livro Germinal de Émile Zola que conta a saga dos mineiros nos primórdios da Revolução Industrial, suas condições de trabalho dentro da mina, e as articulações do movimento sindicalista que buscava uma humanização dessa atividade. Acompanhando ao resgate dos mineiros no Chile e lendo o que Zola escreveu àquela época na França percebe-se como o debate em relação às atividades exercidas por aqueles trabalhadores são atuais. Hoje, a mídia da era do reality show chama os mineiros resgatados de heróis, mas como aqueles, eles infelizmente são apenas sobreviventes de uma atividade tão desumana. Demos graças, porém à tecnologia! Já possuía este livro, mas como sou um pouco claustrofóbica parei em meio às idas e vindas dos mineiros ao trabalho, e agora envolvida pela expectativa do resgate retomei a leitura, para minha satisfação.  

Comentários

  1. Valeria vim retribuir a visita!!
    E amanhã vou postar a segunda parte da resenha do D.O.M. com as comidas que estavam uma delícia!!

    Tati Campêlo
    www.gastronomiaefotografia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Tati!
    Obrigada pela visita e volte sempre! Também tenho algo pronto que fala no D.O.M. mas sem fotos...uma pena!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostei de sua visita, volte sempre!

Postagens mais visitadas

DRUMMOND - O CONSTANTE DIÁLOGO

Imagem do Google  O constante diálogo   Há tantos diálogos Diálogo com o ser amado o semelhante o diferente o indiferente o oposto o adversário o surdo-mudo o possesso o irracional o vegetal o mineral o inominado Diálogo consigo mesmo com a noite os astros os mortos as idéias o sonho o passado o mais que futuro Escolhe teu diálogo e tua melhor palavra ou teu melhor silêncio Mesmo no silêncio e com o silêncio dialogamos.

A BELA ADORMECIDA MODERNA

Imagem do Google                       Para ela o sono da tarde é sempre bem vindo. Um sono reparador do dormir tarde e acordar cedo para ir para a aula. Naquele dia estava só, o silêncio e a tranqüilidade tomavam conta do apartamento. Seus pais haviam saído e os irmãos também, deixou a televisão ligada na programação vespertina. Tomou um banho e deitou. Logo adormeceu e ao fundo o som da TV foi sendo substituído pelo vazio logo povoado por seus sonhos. Assim as horas foram passando, a tarde se foi e as primeiras estrelas começaram a compor o belo cenário da noite. Lá dentro o escuro se fez, os cômodos que antes estavam claros pela luz do dia se encontravam agora mergulhados na escuridão causada pela ausência das pessoas. Com a noite instalada próximo de oito da noite chegam os pais. Estranham o escuro, mas apertam a campainha de som estridente que se fazia ouvir em todo o pequeno préd...

ENCANTAMENTO

Imagem e frase arquivo pessoal O que seria a vida se perdêssemos o olhar de encantamento?!  Ele é quem nos proporciona vivenciar a magia de tudo, seja do  amor, do belo... Da vida !