Pular para o conteúdo principal

FOUCAULT - 18/09/1819

Imagem Google
            Hoje pretendo homenagear um físico e astrônomo do Observatório de Paris, o francês que nasceu no dia 18 de setembro de 1819, Jean Bernard Léon Foucault. Por que Foucault? Porque ele criou um dispositivo de demonstração do efeito de rotação da terra em torno de seu próprio eixo e do sol, o Pêndulo de Foucault, que eu tive o prazer de conhecer ao vivo e com belas cores (risos) no interior do Panthéon em Paris. Considerado um dos grandes nomes da história da ciência, ele tornou-se notável por suas pesquisas em mecânica e óptica, por ter descoberto a velocidade da luz e inventar o giroscópio, mas se tornou particularmente conhecido por ter demonstrado o movimento da Terra e apresentado a prova experimental que nosso planeta girava em seu eixo com este pêndulo em uma grande apresentação acontecida em 26 de março de 1851. Um acontecimento para a época e que atraiu um grande público e o interesse da imprensa. Se haviam evidências aceitas pelos astrônomos da tese de Copérnico  ainda não havia, no entanto provas concretas e assim ele montou seu experimento de grande efeito, uma grande ideia para uma explicação simples principalmente para o público leigo. A montagem como um grande espetáculo se deu com o pêndulo uma esfera de cerca de 28 kg sendo presa por um cabo de cerca de 70 metros na dome do Panthéon e de forma simples foi observado que uma vez posto a oscilar ele continuaria a fazer o movimento initerruptamente sem que uma força o movesse, ou seja, de maneira simplificada vemos seu movimento porque a terra está em movimento.
             No edifício que foi construído para ser a igreja de Santa Genoveva, transformado em panteão para os grandes homens daquela nação como Voltaire, Vitor Hugo, Alexandre Dumas e Rousseau entre outros, quando entramos e transpomos àquelas grandes portas e nos deparamos com o imponente salão de paredes ornadas por pinturas e grandes e belas esculturas que completam a imponência daquele monumento de imensas colunas e uma cúpula gigantesca marco da engenhosidade do grande arquiteto Jacques-Germain Soufflot que a transformou na maior obra da época somos surpreendidos pela delicadeza e beleza do Pêndulo de Foucault e que certamente em mim causou grande impacto e admiração.
Imagem daqui

Imagem daqui

Comentários

  1. Linda homenagem fizeste aqui! Lindas fotos! um ótimo domingo, tudo de bom,beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Voltando a conexão rs
    Vim desejar m domingo lindo e que aproveite este sol masa de hoje
    beijo Valéria!

    ResponderExcluir
  3. Um bela homenagem minha amiga, texto maravilhoso.Desejo um belo domingo, com encantada semana. Beijo grande!
    Smareis

    ResponderExcluir
  4. Val queria, agora me deu mais vontade ainda de ir pra Paris!!!!
    Adorei a homenagem :)

    Linda semana, bjokitas com master carinho.

    ResponderExcluir
  5. Oi Val!!!

    Interessantíssimo este post!!! Ótimo saber mais sobre a história de Foucault e sua contribuição na cultura mundial. Bela homenagem e ao mesmo tempo compartilhando informações que levam ao aprendizado e sabedoria geral.
    Bjus
    Bia :)

    ResponderExcluir
  6. Oi Val.
    Maravilhosa homenagem, cultura é tudo de bom! O brigada por partilhar. Um ótimo domingo pra vc. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom! Aproveitando... espero que as coisas estejam masi calmas por aí.
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Muito boa lembrança nesta homenagem, Lindas as fotos. Cultura e mais cultura.
    bom final de domingo

    ResponderExcluir
  9. Pessoas pensantes e ousadas são tão envolventes, né, Valéria?

    Beijo grande, ótima semana!

    ResponderExcluir
  10. Valéria,

    Gosto muito de ler esses posts, e aprender mais sobre essas pessoas tão importantes como Foucault.
    Essas imagens já fascinam, imagino vendo isso ao vivo, deve ser emoção pura.
    Tenha uma linda semana. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Muito bom, Valéria. Agora fiquei até curioso para saber se ele tem parentesco com o outro Foucault (o filósofo). Vou pesquisar. Abraços e ótima semana.

    ResponderExcluir
  12. Oi Valéria, adorei o post. É sempre bom ter a oportunidade de aprender sobre as coisas, as pessoas e a história da gente. Melhor ainda deve ser vivenciar a história.

    Espero que hoje sua linda cidade esteja mais tranquila.
    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  13. Que beleza de homenagem Valéria, e as imagens também lindíssimas.
    Beijos e linda tarde!

    ResponderExcluir
  14. Oie lindona.

    Que linda homenagem e imagens adorei, é tão bom saber mais sobre as pessoas que fizeram a diferença, neh.

    beijos querida.
    Meu carinho.

    ResponderExcluir
  15. Olá, adorei a visita!!!
    Boa quarta!!!
    Bjs do Neno

    ResponderExcluir
  16. Valéria, passei pra deixar um beijinho.

    ;)

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito do post e as fotos são magníficas.

    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostei de sua visita, volte sempre!

Postagens mais visitadas

SEJA BEM VINDO MARÇO

Texto e imagem de arquivo pessoal Os pingos da chuva lavam a alma na despedida do verão e no anúncio da nova estação, o outono que vem pintar com novas cores o mês da mulher, o mês da poesia. Seja bem vindo Março!

UM NOVO ANO

  Imagem do Google      Folheio o livro   Com cheiro de novo E com páginas em branco Onde escreverei com letras douradas E forjarei cada presente de meu futuro. Nele um novo recomeço Um tempo de renovação. De reinventar-se De transformar sonhos em realidade. É um novo ano que se inicia E por um breve momento Todos os corações em sintonia Darão boas vindas a ele. Um novo tempo que nos traz esperança em dias melhores. Por isso acreditemos nas novas possibilidades... E sejamos felizes!   Valéria     Um ano novo abençoado para todos nós!

COMO EU ME VEJO, COMO VOCÊ ME VÊ, COMO EU PENSO QUE VOCÊ ME VÊ... E COMO EU REALMENTE SOU!

Imagem do google           Abrindo um parêntese no blog onde a proposta é só escrever sobre coisas boas e belas, do que realmente eu gosto, hoje venho fazer considerações não tão simpáticas, é, não só de coisas boas é formada a vida... Então...           Assim diz Clarice Lispector, sou como você me vê ... Será? Tem alguns dias que ficamos perplexos em descobrir uma faceta até então desconhecida para todos de uma pessoa conhecida. De inicio ficamos perplexos, passado o susto inicial passamos a tentar decodificar sinais indicadores de tão triste passagem. Muitas vezes falamos com tanta propriedade sobre nós mesmos que demonstramos para os outros e para nós memos que conhecemos tudo o que somos, e de repente, bum! algo acontece, e como num surto aquilo que estava latente surge para quebrar a máscara, o disfarce. E fica a pergunta, mas como nunca percebemos isso?!          Para Carl Rogers, somos o que somos, e não aquilo que devemos ser. ..Será? É muito importante a percepção que tem