Pular para o conteúdo principal

ERA UMA VEZ... O CHEIRO DO NATAL

           Então é Natal... “Então bom Natal, e um ano novo também”!

Canto de Natal (Manuel Bandeira)

O nosso menino
Nasceu em Belém.
Nasceu tão-somente
Para querer bem.

Nasceu sobre as palhas
O nosso menino.
Mas a mãe sabia
Que ele era divino.

Vem para sofrer
A morte na cruz,
O nosso menino.
Seu nome é Jesus.

Por nós ele aceita
O humano destino:
Louvemos a glória
De Jesus menino

         Como este soneto me transporta para minha infância quando ilustrávamos nossos cadernos ou confeccionávamos nossos cartões de Natal! Já não desfruto do Natal com o mesmo prazer de antes. Antes, significa muitos anos, décadas atrás... Quando o Natal era uma época mágica, havia magia na montagem da árvore que na minha casa não passava de um galho de árvore coberto de algodão e enfeitado de bolinhas coloridas que a cada ano eram repostas, pois iam quebrando e diminuíam de quantidade a cada ano, havia magia na montagem do presépio, havia magia na preparação dos bolos e da rabanada, havia magia em esperar o papai Noel e mesmo quando já não se acreditava mais, a magia estava na espera do presente que ficava escondido até aquele esperado dia, havia magia no colorido das luzes que decoravam as ruas, lojas e casas, havia magia nas mensagens enviadas e recebidas nos famosos e esquecidos cartões de Boas Festas que se esperava ser entregues pelo carteiro, havia magia em passear com minha mãe para ver a decoração da cidade, havia magia em vestir roupa nova para ir a Missa do Galo... O mês de dezembro era mágico, tinha um cheiro, um colorido, um ar de festa diferente...
           Hoje o mundo mudou, as pessoas mudaram, as coisas mudaram, a tecnologia se impôs tornando a vida mais confortável, mais plasticamente bonita mas, também com muita correria, estresse...sem o prazer das pequenas coisas, até os cartões são virtuais , até as canções de Natal não evocam mais o verdadeiro espírito natalino de alegria, fraternidade e amor. Nesta nossa berlinda só se pensa em comprar, comprar e o Natal se transformou em simples trocas de presentes, amigos ocultos e lá se foi o verdadeiro sentido do Natal, expulsaram o Jesus da própria festa... Que pena, não sinto o cheiro do Natal, na minha infância ele tinha um perfume especial que emanava do ar!

Dezembro (Carlos Drummond de Andrade)

Quem me acode
à cabeça e ao coração
neste fim de ano,
entre alegria e dor?

Que sonho,
que mistério,
que oração?

Amor.

Comentários

  1. Drummond é Drummond né...sem comentários!!
    Passei pra te desejar um Natal com muita saúde, paz e amor...e que 2011 seja do jeito que vc imagina...feliz...de sucesso...recheado de surpresas felizes!!
    Bjs...
    Jad

    ResponderExcluir
  2. Oi Jad!
    Obrigada e um Bom Natal e um ano novo repleto de realizações para você também!

    ResponderExcluir
  3. E vc, por muitos anos, nos proporcionou este prazer...em montar árvore, na espera dos presentes escondidos e a nossa imensa ansiedade mesmo quando não acreditávamos mais no papai noel! Temos é que te agradecer por essa magia! Bjos

    ResponderExcluir
  4. Graças a Deus,
    Temos nossa literatura e nela esses poetas tão especiais que você tão bem soube reunir por aqui.
    Obrigado!
    ;-)

    Você cê sabe que tudo o que vc evocou é muito sério mesmo. Eu acho que o ideal é a gente proporcionar às crianças esse natal de magia e de Jesus. Eu comprei uma luzinhas porque não tínhamos pensado nisso na casa repleta de adultos e foram um sucesso com os meus sobrinhos pequeninos.Eu pensei neles porque lembrei-me dos meus natais na infância... E, então, quando eles crescerem poderão dizer isso mesmo: na minha infância, o natal...rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Oi Josafá!
    Antes de mais nada obrigada pela visita.
    É muito importante formar nas crianças essa imagem lúdica do Natal, senão essa imagem, essa mágica do natal vai se perder mais ainda!
    Precisamos sempre dos nossos poetas para dar um sentido mais serenoa nossa realidade, estou sempre buscando socorro nas palavras deles.
    Um feliz 2011!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostei de sua visita, volte sempre!

Postagens mais visitadas

SEJA BEM VINDO MARÇO

Texto e imagem de arquivo pessoal Os pingos da chuva lavam a alma na despedida do verão e no anúncio da nova estação, o outono que vem pintar com novas cores o mês da mulher, o mês da poesia. Seja bem vindo Março!

UM NOVO ANO

  Imagem do Google      Folheio o livro   Com cheiro de novo E com páginas em branco Onde escreverei com letras douradas E forjarei cada presente de meu futuro. Nele um novo recomeço Um tempo de renovação. De reinventar-se De transformar sonhos em realidade. É um novo ano que se inicia E por um breve momento Todos os corações em sintonia Darão boas vindas a ele. Um novo tempo que nos traz esperança em dias melhores. Por isso acreditemos nas novas possibilidades... E sejamos felizes!   Valéria     Um ano novo abençoado para todos nós!

COMO EU ME VEJO, COMO VOCÊ ME VÊ, COMO EU PENSO QUE VOCÊ ME VÊ... E COMO EU REALMENTE SOU!

Imagem do google           Abrindo um parêntese no blog onde a proposta é só escrever sobre coisas boas e belas, do que realmente eu gosto, hoje venho fazer considerações não tão simpáticas, é, não só de coisas boas é formada a vida... Então...           Assim diz Clarice Lispector, sou como você me vê ... Será? Tem alguns dias que ficamos perplexos em descobrir uma faceta até então desconhecida para todos de uma pessoa conhecida. De inicio ficamos perplexos, passado o susto inicial passamos a tentar decodificar sinais indicadores de tão triste passagem. Muitas vezes falamos com tanta propriedade sobre nós mesmos que demonstramos para os outros e para nós memos que conhecemos tudo o que somos, e de repente, bum! algo acontece, e como num surto aquilo que estava latente surge para quebrar a máscara, o disfarce. E fica a pergunta, mas como nunca percebemos isso?!          Para Carl Rogers, somos o que somos, e não aquilo que devemos ser. ..Será? É muito importante a percepção que tem