Pular para o conteúdo principal

LEONARDO DA VINCI - 15/04/1452

          "Tudo que é belo morre no homem, mas não na arte". Leonardo Da Vinci

          Ao escrever sobre Renoir no dia de seu aniversário, em fevereiro, decidi então fazer pequenas homenagens aos grandes artistas, pensadores, pessoas que admiro que cultuaram o belo e forjaram tudo que hoje chamamos de arte, de conhecimento. No mês de abril, escolhi o que resumiu o ideal renascentista do homo universalis, que significa o homem que se destaca em várias áreas do conhecimento, Leonardo Da Vinci. Nascido em Anchino, na Itália em 15/04/1452 é considerado o maior gênio da história pelos seus múltiplos talentos, engenhosidade e criatividade sendo, porém mais conhecido como o maior mestre da pintura renascentista. Como pintor, é o autor da obra de arte mais visitada no mundo, exposta hoje no Museu do Louvre em Paris, a Mona Lisa como também da igualmente importante A Última Ceia, exposta no Convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão.
         Além de ser um dos maiores pintores do mundo graças a sua insaciável curiosidade e sede de conhecimento se mostrou também grande inventor, cientista, matemático, engenheiro, escultor, arquiteto, filósofo, anatomista, músico e poeta. Em 2007 vi na Oca em São Paulo uma exposição denominada Da Vinci - A exposição de um gênio, que era sensacional. A partir dos originais, dos estudos e manuscritos deixados foram construídos por artesãos italianos sendo utilizada, portanto a mesma técnica do século xv os inventos por ele criados, assim como obras de arte que foram reproduzidas por artistas florentinos em tamanho original. As 150 réplicas de quadros e aparelhos projetados pelo artista e inventor renascentista estavam espalhadas por todo o subsolo da Oca. A sua essência criativa ali representada nos dava mostra de seu amor pela natureza apreciada nas várias facetas de seu legado como também uma característica de seu trabalho as formas móveis, retorcidas e vivas que ele tão bem empregava.
         Nesta exposição, interessante de ver foram às obras o Homem Vitruviano, que revela o princípio da proporção divina, da perfeição do corpo humano, assim como os seus Estudos Anatômicos que apresentava um estudo da natureza do corpo humano visto por ele como um conjunto harmônico que trabalhava utilizando princípios da mecânica assim como a imagem da Última Ceia recriada em 3D. De raro prazer e interesse foi descobrir e ver diversas máquinas que mostravam estudos sobre a física mecânica, máquinas hidráulicas, aquáticas e aeronáuticas.
         Durante sua vida, Leonardo Da Vinci ao se instalar nas cortes dos Sforza, do Duque Ludovico, trabalhar para o governador francês Charles d’Amboise, idas e vindas de Milão, Florença, Roma, viu e viveu períodos de glória e dissabores em suas diferentes tarefas principalmente como engenheiro, em projetos de defesas, drenagem de pântanos, projetando sistemas de canais ou desenhando mapas, tudo isso intercalado a encomendas de suas pinturas ou como conselheiro artístico. A competição profissional era dura, se fazia necessário conquistar o interesse e o agrado do público e dos mecenas. Tanto em Florença quanto no Vaticano em épocas distintas vivendo na efervescência causada pela presença de vários artistas ocorreram atritos causados pela guerra de gigantes com Michelangelo, fato que Da Vinci não fazia segredo, menosprezava a arte da escultura de Michelangelo e o seu trabalho na Capela Sistina ao que ele não apreciava.
          Em dois de maio de 1519 veio a morrer em Cloux na França, mas o interesse pela extraordinária obra do homem multifacetado continua presente e inabalável. O artista perfeito, um gênio! Segue abaixo imagens retiradas do Google de algumas de suas principais obras na ordem em que foram criadas.

O Batismo de Cristo - 1472

A Anunciação - 1472-3

Madona Benois - 1478-80

A Virgem dos Rochedos - 1478

A Madonna Litta - 1480

Adoração dos Magos - 1481-2

A Dama com Arminho - 1483-8

Homem Vitruviano - 1492

A Última Ceia - 1497

Catapulta Gigante - 1498-9

Projeto de Escavadeira -1503

Cartão da Virgem e o Menino com Sant'Ana- 1505

Mona Lisa - 1508

Virgem e o Menino com Sant' Ana - 1508-10

Auto-retrato - 1512

desenho Anatômico - 1513

São João Batista - 1513-16

Comentários

  1. que presente nos dá com sua postagem informativa e linda, particularmente linda. beijos e bom final de semana

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. ♫ ♪ Parabéns pra você nesta data querida
    Muitas felicidades, muitos anos de vida ♫ ♪

    Oi Val!!!

    FELIZ ANIVERSÁRIO!!!
    Desejo toda felicidade do mundo!!! Que você realize todos os seus sonhos com muita paz, amor, saúde, harmonia e prosperidade.

    Amei este post sobre as obras de arte!!!

    Um ótimo fim de semana!!!

    Beijos e abraços

    Bia

    ResponderExcluir
  4. Oi Valéria,
    Que belo post! Adoro Da Vinci!
    Estou aqui para convidá-la a dar uma passadinha no meu blog, pois acho que vc pode gostar do post de hj.
    Bjkas e um sábado maravilhoso para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  5. Que lindo post! Parabéns!
    Adorei seu blog e ja estou seguindo!
    Aguardo sua visita: www.75dias75looks.blogspot.com
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei este post! Leonardo da Vinci foi o gênio dos gênios, indescritível tanto talento e criatividade numa só pessoa1
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Valéria
    O dia 15 de abril só tem aniversariantes ilustres, inclusive eu!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi!!!

    Betty!
    Amei a surpresa, obrigada! Muito simpático de sua parte afinal você tem tantos comentaristas...Também admiro demais a pessoa extraordinária que foi Da Vinci.

    Roberta!
    Obrigada! Seja bem vinda ao meu blog!

    Jeanne!
    É verdade! Uma inteligência e uma sêde de conhecimento fora do comum, sempre admirei tamanha engenhosidade e talento!

    Beijo e boa semana para todas!

    ResponderExcluir
  9. Oi Jorge!
    Estava sumido!
    Parabéns atrasado, muita sorte, paz e saúde sempre!
    Também me incluo nos ilustres, também sou de 15/04. rsrsrs
    Abração e uma boa semana!

    ResponderExcluir
  10. Oi Garotas!

    Welze!
    Obrigada! É uma maravilha mesmo, uma vida tão rica e produtiva! Adoro biografias vou sempre fazê-las por aqui. rsrs

    Bia!
    Muuuuuito obrigada! Só você msmo com sua simpatia e jeitinho de pessoa muito generosa para me prestar esta homenagem. Um beijão especial!

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  11. Oi Valéria,
    Vou esperar pela surpresa. Fiquei curiosa.
    Bjkas e uma semana maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Valéria, bom dia
    Espetacular postagem, seu blog é cheio de cultura, informações importantes, muitas vrzes desconhecidas pra mim.
    Da Vinci foi um gênio e suas obras são maravilhosas.
    Bjo

    ResponderExcluir
  13. Oi!!!!

    Betty!
    Eu que agradeci a surpresa que você me fez! Boa semana!

    Maria Célia!
    Obrigada! Todo os meses vou escolher um personagem da história, que eu admire, para homenagear. Boa semana!

    Bjos

    ResponderExcluir
  14. VAléira,
    Vc é a segunda pessoa que conheço que faz aniversário junto comigo! Fiquei impressionado com essa coincidência. Um grande abraço!
    Quem sabe ano que vem a gente não faz uma grande festa?

    ResponderExcluir
  15. Oi Valéria, antes quero te dar os parabéns (atrasado) pelo seu aniversário, vi em outro comentário que foi no dia 15, então, desejo-lhe toda a felicidade do mundo.
    Ah... e sobre o artista, de quem falastes tão bem, Leonardo Da Vinc. Devo dizer que me veio uma reflexão, a de ser muito provável que, apesar do prestigio que conseguiu conquistar na sua época, deve ter passado também por muitas criticas e injustiças. Como você bem disse,"...viu e viveu períodos de glória e dissabores..." É assim com a maioria dos artistas.
    Conheço um, aqui em Natal, que é tão discriminado socialmente, mas seus quadros belíssimos adornam até alguns prédios da Secretaria de Educação do nosso municipio. Quando ele morrer, possivelmente virá a ter o reconhecimento que merece. bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Jorge!
    Que bela coincidência não é mesmo? Daí a empatia(risos). Abração e boa semana!

    ResponderExcluir
  17. Oi Ivana!
    Obrigada pela atenção!
    Pois é, seja em que período seja ser artista principalmente das artes plásticas não é fácil! Da Vinci logrou vários frutos, mas passou pelas dele. O daqui seria Assis Marinho? Um grande artista, mas que vive hoje marginalizado, sofrendo das suas. Tenho vários quadros dele. Admiro-o muito! Bjos

    ResponderExcluir
  18. Não, Valéria. O artista daqui ao qual me refiro chama-se Djalma Paixão, o seu estilo é Arte Ingênua. Veja algumas de suas obras em http://artedomundopotiguar.blogspot.com/ e um pouco sobre ele em http://tribunadonorte.com.br/print.php?not_id=86566
    O que posso dizer é que ele mora no bairro de Felipe Camarão e uma vez por outra me procura lá na escola para pedir algum dinheirinho (deduzo que seja para comprar bebida ou outra coisa). As vezes oferece quadros seus. Tenho um na minha casa. E por falar nele, agora percebi que já faz algum tempo que não o vejo. Tomara que esteja bem. Um abraço, querida.

    ResponderExcluir
  19. Oi Ivana!
    Obrigada por me apresentar um grande artista! Lindo os dois quadros postados no blog. Não o conhecia! Por onde será que ele anda? Agora fiquei curiosa, queria me deparar com ele. Colocando seu nome no google, Ney lopes fala ter presenteado uns chineses com obras dele! Abração

    ResponderExcluir
  20. Conheci seu blog, através do blog da BIA!! Gostei e estou seguindo!! Muito bom esse post sobre o Leonardo!! Ele era o cara mesmo!!!
    Conheça meu novo blog: http://4anosoumais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi Debbie!
    Infelizmente passei exatos sete dias sem internet e só agora estou retomando as leituras do blog.
    Seja bem vinda ao meu blog!
    Sempre fui grande admiradora de Leonardo Da Vinci!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  22. gente a minha professora quer um trabalho pra daqui 2 dias e eu nem começei mas quand achei esse site me salvo to quase terminando o trabalho

    ResponderExcluir
  23. Muito lindo e aprendemos aqui contigo! beijos,chica

    ResponderExcluir
  24. Gente!!!Que maravilha, aprendi mais um pouco sem falar nas sua história(sabia pouco)mas as pinturas não o suficiente...Maravilhoso!
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  25. Muito rica sua postagem, em informações e ilustrações.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  26. Opa, cheguei no blog considerado mais popular deacordo sua lista do 7.

    Adorei a leitura ainda mais porque estou aqui em Firenze..foi bom saber um pouco mais sobre ele..

    Bj Nana

    ResponderExcluir
  27. TAFANTANDO MADONA NAS PEDRAS SUA INCOMPETENTE

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostei de sua visita, volte sempre!

Postagens mais visitadas

SEJA BEM VINDO MARÇO

Texto e imagem de arquivo pessoal Os pingos da chuva lavam a alma na despedida do verão e no anúncio da nova estação, o outono que vem pintar com novas cores o mês da mulher, o mês da poesia. Seja bem vindo Março!

UM NOVO ANO

  Imagem do Google      Folheio o livro   Com cheiro de novo E com páginas em branco Onde escreverei com letras douradas E forjarei cada presente de meu futuro. Nele um novo recomeço Um tempo de renovação. De reinventar-se De transformar sonhos em realidade. É um novo ano que se inicia E por um breve momento Todos os corações em sintonia Darão boas vindas a ele. Um novo tempo que nos traz esperança em dias melhores. Por isso acreditemos nas novas possibilidades... E sejamos felizes!   Valéria     Um ano novo abençoado para todos nós!

COMO EU ME VEJO, COMO VOCÊ ME VÊ, COMO EU PENSO QUE VOCÊ ME VÊ... E COMO EU REALMENTE SOU!

Imagem do google           Abrindo um parêntese no blog onde a proposta é só escrever sobre coisas boas e belas, do que realmente eu gosto, hoje venho fazer considerações não tão simpáticas, é, não só de coisas boas é formada a vida... Então...           Assim diz Clarice Lispector, sou como você me vê ... Será? Tem alguns dias que ficamos perplexos em descobrir uma faceta até então desconhecida para todos de uma pessoa conhecida. De inicio ficamos perplexos, passado o susto inicial passamos a tentar decodificar sinais indicadores de tão triste passagem. Muitas vezes falamos com tanta propriedade sobre nós mesmos que demonstramos para os outros e para nós memos que conhecemos tudo o que somos, e de repente, bum! algo acontece, e como num surto aquilo que estava latente surge para quebrar a máscara, o disfarce. E fica a pergunta, mas como nunca percebemos isso?!          Para Carl Rogers, somos o que somos, e não aquilo que devemos ser. ..Será? É muito importante a percepção que tem