Pular para o conteúdo principal

A SABEDORIA DOS GANSOS



Imagem do Google
 
              Os animais em sua vida selvagem têm muito a nos ensinar. Cabe a cada um de nós aprimorarmos e aplicar estas sabedorias no nosso dia-a-dia. Ao observar os gansos voando em formação de “V” ficamos curiosos quanto às razões pelas quais eles voam dessa forma. É uma maneira tão curiosa que despertou o interesse de cientistas que fizeram algumas descobertas em seus estudos.
              Quando os gansos selvagens voam em formação de "V", eles o fazem a uma velocidade 70% maior do que se estivessem voando sozinhos. É que à medida que cada pássaro bate suas asas, cria uma espécie de sustentação para o pássaro que vem a seguir. Ou seja, em nossas vidas ao compartilharmos um mesmo ideal, trabalhando juntos atingimos nosso objetivo com mais facilidade.
              Quando o ganso que está no ápice do "V" fica cansado, ele passa para trás da formação e dá lugar a outro ganso que voa para a posição de liderança. Ou seja, há uma cooperação mútua, uma partilha da liderança que não deve ser egoísta monopolizadora e sim flexível.
              Quando um ganso sai do bando logo sente a resistência e o grande esforço para voar sozinho, assim logo retorna a formação para tirar vantagem do poder de sustentação do grupo. Ou seja, existe maior força e segurança quando estamos juntos.
              Quando assim voam, os gansos da retaguarda grasnam para encorajar aqueles que vão à frente a manterem suas velocidades. Ou seja, todos nós necessitamos ser encorajados, incentivados com elogios e apoio.
               Quando um deles fica doente, ferido ou é abatido, outros gansos saem da formação e segue-o na descida, para ajudá-lo e protegê-lo. Eles permanecem na sua companhia até que ele possa voar novamente ou morra. Ou seja, devemos oferecer a nossa ajuda, ser solidário e amigo.
               Ter a sabedoria dos gansos é ficar um ao lado do outro, buscar o bem comum.
               
                Ficarei ausente do blog por uns dias, mas voltarei logo. Uma excelente semana de paz e união para todos!

Comentários

  1. Esse texto é maravilhoso. Unidos podemos muito mais,não? Lindo post e sabedoria nos trouxeste.

    beijos, não demora muito pra voltar e ,sobretudo, fica bem!!! chica

    ResponderExcluir
  2. Nossa que lindo texto Val.

    Como é incrível essa conectividade entre nós por aqui... Ontem mesmo estava a observar no quintal de casa, no fim da tarde, alguns grupos de aves voando em forma de "V". Não sei se eram gansos, mas fiquei encantada com aquela harmonia! Eram tantos! Acho que vi os 5 grupos. Só não tirei uma foto, porque na hora estava despreparada, mas fiquei curiosa sobre a maneira deles voarem.

    Obrigada por nos ter trazido este belo texto que tanto me ensinou. Que possamos sempre manter esta bela conectividade.

    Abraço,
    Marcilane Santos.

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida Valéria
    Bom descanso ou trabalho!!!
    Os animais dão um show, à parte, sobre fraternidade e nós o chamamos de irracionais... que iverossímel!!!
    Tem festa no Blog pra VC...
    Deus te cubra de bênçãos e te faça feliz!!!
    Bjs festivos de paz

    ResponderExcluir
  4. Oi Valéria,
    os animais sempre nos trazem algumas lições. Precisamos aprender a ouvi-las e você trouxe um belo exemplo para seguirmos. Lindo!
    Que sua semana seja de paz.
    Beijos e até a volta.

    ResponderExcluir
  5. Saber mudar de lugar e se manter na fila e sabiamente continuar a voar.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oii Valéria, legal a inteligencia e a união dos gansos, aprendamos com eles! Aguardaremos seu retorno! Abraçosssss

    ResponderExcluir
  7. Aproveite a folga, Valeria! E volte logo pra acompanhar os demais gansos aqui. Bjos

    ResponderExcluir
  8. A natureza sempre nos dando lições de vida e sobrevivência.

    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Como aprendemos com a natureza! E não precisam animais e aves de qualquer ensinamento. Essa cooperação, essa solidariedade, é fundamental à sobrevivência deles. Que assimilemos, pois todos precisam de ajuda, vez ou outra.
    Volte logo, querida! Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Valéria.

    Se aplicássemos a sabedoria dos gansos em nossas vidas, o mundo seria bem melhor.
    É uma lição muito linda vindo dessa sabedoria e de muitas outras que tiramos da natureza.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Sempre aprendemos muito com a natureza!
    Uma bela lição!

    Bom descanso e até breve!

    ResponderExcluir
  12. OLÁ
    MUITO BOM O TEXTO,A NATUREZA NSÓ NOS ENSINA COMO É BELA A VIDA. Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta.
    Chico Xavier
    UM BEIJINHO
    Ana Brisa

    ResponderExcluir
  13. Bom dia,Valéria!!

    Seria tão bom se todos pensasem no bem comum!!Tudo seria diferente,né?!Mas um dia...será!
    Lindo texto!Temos muito o que aprender com a natureza!
    Beijos!!!Até!

    ResponderExcluir
  14. Lindo...mais uma sábia lição da natureza, oferecida pelos nossos "irmãos" gansos...
    Bom final de semana, fique na paz, beijinhos e até breve amiga,
    Valéria

    ResponderExcluir
  15. Querida amiga

    Peço desculpas pela minha ausência, mas não é por esquecimento, mas sim por conta de meu novo projeto, o qual me está retirando muito tempo.

    Ser esposa, mãe, amiga, dona de casa, e ainda aprendiz de escritora, não é tarefa muito fácil, requer de nós um grande equilíbrio.

    Queria muito agradecer por sua presença amiga lá no meu cantinho, presença que me alegra por demais meu coração e minha vida! Muito Obrigada!

    Me perdoe por alguma coisa.

    Um lindo dia para você.

    Abraço amigo

    Maria Alice

    ResponderExcluir
  16. Valéria, essa imagem é maravilhosa e seu texto tanto quanto! Amei!

    Ótimo domingo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Val!!!

    Muito verdadeiro o texto e linda esta imagem. Adorei a comparação e ainda não tinha lido nada a respeito das curiosidade sobre os gansos que também a gente aprende aqui no teu post.
    Uma alegre semana!!!
    Bjs :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostei de sua visita, volte sempre!

Postagens mais visitadas

SEJA BEM VINDO MARÇO

Texto e imagem de arquivo pessoal Os pingos da chuva lavam a alma na despedida do verão e no anúncio da nova estação, o outono que vem pintar com novas cores o mês da mulher, o mês da poesia. Seja bem vindo Março!

UM NOVO ANO

  Imagem do Google      Folheio o livro   Com cheiro de novo E com páginas em branco Onde escreverei com letras douradas E forjarei cada presente de meu futuro. Nele um novo recomeço Um tempo de renovação. De reinventar-se De transformar sonhos em realidade. É um novo ano que se inicia E por um breve momento Todos os corações em sintonia Darão boas vindas a ele. Um novo tempo que nos traz esperança em dias melhores. Por isso acreditemos nas novas possibilidades... E sejamos felizes!   Valéria     Um ano novo abençoado para todos nós!

COMO EU ME VEJO, COMO VOCÊ ME VÊ, COMO EU PENSO QUE VOCÊ ME VÊ... E COMO EU REALMENTE SOU!

Imagem do google           Abrindo um parêntese no blog onde a proposta é só escrever sobre coisas boas e belas, do que realmente eu gosto, hoje venho fazer considerações não tão simpáticas, é, não só de coisas boas é formada a vida... Então...           Assim diz Clarice Lispector, sou como você me vê ... Será? Tem alguns dias que ficamos perplexos em descobrir uma faceta até então desconhecida para todos de uma pessoa conhecida. De inicio ficamos perplexos, passado o susto inicial passamos a tentar decodificar sinais indicadores de tão triste passagem. Muitas vezes falamos com tanta propriedade sobre nós mesmos que demonstramos para os outros e para nós memos que conhecemos tudo o que somos, e de repente, bum! algo acontece, e como num surto aquilo que estava latente surge para quebrar a máscara, o disfarce. E fica a pergunta, mas como nunca percebemos isso?!          Para Carl Rogers, somos o que somos, e não aquilo que devemos ser. ..Será? É muito importante a percepção que tem