Pular para o conteúdo principal

NATAL - A CIDADE ONDE MORO

         Denominada de Cidade do Sol, por quê? Porque faz sol praticamente o ano inteiro. Natal é uma cidade bonita, privilegiada por belezas naturais, como suas praias, são 150 formando toda a costa potiguar, que são paradisíacas e famosas pela cor de suas águas e a beleza de suas dunas que formam uma das mais belas paisagens do nordeste. Ainda pode ser considerada uma cidade tranqüila quando comparada a outras cidades, um tanto quanto provinciana, mas começando a ter os problemas das grandes cidades... Segurança, trânsito caótico já em alguns horários e trechos, sistema de transportes idem e lá vamos nós nos modernizando... No quesito gastronomia, só damos valor mesmo quando saímos daqui... Que saudade bate da comidinha gostosa daqui, a carne de sol, o feijão verde, a paçoca, o queijo de manteiga, os quitutes de camarão, uma comida regional de comer de joelhos, seja em casa ou nos bons restaurantes que temos. O que temos de menos ou quase nada, é uma vida cultural com bons shows e espetáculos, a carência é tanta que qualquer evento quando aparece lota uma casa! Mas é bom morar em Natal, quando o sol não está de torrar até a paciência, de rachar como dizemos, a temperatura está amena, uma brisa gostosa... O ar daqui é considerado o mais puro (das Américas!) então para quem quer descanso é perfeito!

Vista Panorâmica da cidade
         Durante as festas de fim de ano, Natal também comemora no dia do natal seu aniversário, pois foi fundada em 25 de dezembro de 1599 por Manuel de Mascarenhas Homem, que aqui chegou com o objetivo de construir um forte e uma cidade. O Forte foi construído, denominado de Forte dos Reis Magos hoje é um dos cartões postais da cidade, e a cidade, esta cresceu, e muito! O número de bairros, de edifícios, de hotéis, triplicaram, quadruplicaram... Agora está cada vez se modernizando e quando me lembro de como era há 40 anos, na minha infância, fico admirada com tamanha transformação.

Forte dos Reis Magos

Praia do Forte

Parte da cidade com a ponte Newton Navarro ao fundo
         Estamos aqui situados na chamada esquina do mundo, uma localização que já foi estratégica em tempos de guerra. Mas esta localização entre rio e mar também faz dela a possuidora de 20 km de praias urbanas, de um dos maiores parques florestais urbanos do Brasil, localizado entre a cidade e a orla marítima, o Parque das Dunas considerado o pulmão verde da cidade. Embora preserve suas belezas naturais, o morro do careca, por exemplo, que vive em eterna luta contra todos os agentes da natureza inclusive o homem, a cidade tem alguns monumentos preservados como o Teatro Alberto Maranhão, o Palácio Felipe Camarão, a Coluna Capitolina, o Palácio Potengi, o prédio que hoje abriga o Centro de Turismo, a Maternidade Escola Januário Cicco e construções mais modernas como a Catedral Nova, a Ponte Newton Navarro e o projeto de Oscar Niemeyer para o Parque da Cidade. Também temos os monumentos representativos da cidade para as belas recordações do turista como o Relógio do Sol na Praia de Areia Preta, o monumento Arco do Sol na praia de Ponta Negra e o Pórtico dos Reis Magos que dá boas vindas na entrada da cidade.

O morro do careca na praia de Ponta Negra

Trilha Peroba no Parque das Dunas
           Moro aqui desde que me entendo por gente e sempre me surpreendo com as transformações que ocorreram em Natal principalmente quando me vêm à lembrança uma saudosa cidade com outras configurações, disposições de bairros, que a tornavam mais aconchegante, hoje os edifícios,  a proliferação dos condominios fechados, dos shoppings centers, tudo fechado em mundos específicos dão o tom da modernidade mas, tiram um pouco do encantamento da Natal que eu já conheci.

Paisagem noturna com a ponte Newton Navarro
             Por todas as suas particularidades, suas belezas naturais Natal além de ser conhecida como Cidade do Sol, também é conhecida como Trampolim da Vitória, Cidade dos Reis Magos, Noiva do Sol, Esquina do Continente e Capital espacial do Brasil.

Comentários

  1. Valéria, vim agradecer as visitas e o apoio nesse primeiro ano de blog!!
    Muito obrigada!!
    Agora fiquei com vontade de conhecer Natal!! Principalmente os bons restaurantes que você disse que tem!

    Tati Campêlo
    www.gastronomiaefotografia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Tati!
    Ah! Tati, estamos aqui para isso, prestigiar os novos amigos virtuais. Quanto a Natal é uma cidade muito agradável e com restaurantes muito bons mesmo! Venha conhecer!

    ResponderExcluir
  3. Valéria,
    É tão diferente ouvir falar de Natal assim mesmo, por uma moradora, ou seja, uma pessoa que vive e convive com suas magia e suas inevitáveis transformações. Ouvindo-a falar com tanto coração, deu uma vontade de conhecer esse Trampolim da Vitória! Nossa! ;-)

    ResponderExcluir
  4. Oi Josafá!
    É diferente mesmo, existe emoção sem o deslumbre de quem vê como turista, por exemplo. Quem conhece gosta.

    ResponderExcluir
  5. Ummmmm Morar em Natal deve ser tudo de bom!!! Muito bacana o post!

    Bjo Valéria!!

    ResponderExcluir
  6. Oi, garota. Obrigada pela visita. Adorei o post sobre Natal. Já fui várias vezes na sua cidade e tenho bons amigos que moram ai. O filme José e Pilar estava em cartaz em novembro nos cinemas de arte do país, mas há uma previsão de sair o DVD em fevereiro. Para quem gosta de ler Saramago, o documentário é uma bela despedida deste senhor grisalho apaixonante. Outra dica boa é o livro As palavras de Saramago, onde um escritor espanhol reuniu as principais citações do autor sobre a vida, o amor, a religião e a política. Estarei te seguindo para trocarmos mais informações. Um xero.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Valéria
    Gostei muito desse seu post sobre Natal. Conheci a cidade, qdo garota, lá pelos anos 70 e alguma coisa. Visitei a cidade umas duas ou tres vezes, naquela época. Me lembro bem do forte e do hotel em que ficavamos, um dos únicos de então, o Reis Magos, de frente p/ praia. Adorei a cidade. Era uma das minhas favoritas do Nordeste...
    Vi seu comentário no blog da Tati Campelo. Se quiser boas dicas de NY, visite esse site:http://www.novayork.com/ Um super guia, claro, bom de ler, sem aquela chatice de todo guia, objetivo. Indispensável p/ quem nunca visitou a Big Apple. Tenho certeza que vc vai gostar (do guia e da cidade). Se tiver alguma pergunta ou quiser outras dicas, é só falar
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcio!
    Obrigada pela visita! Morar em Natal é mesmo muito bom, uma tranquilidade!

    ResponderExcluir
  9. Oi Pipa!
    Garota é ótimo!
    Que bom que gostou de Natal não conheço Aracati, mas tenho pessoas da família que moram aí há muito tempo. Este filme me passou batido, vou procurar na locadora para ver!

    ResponderExcluir
  10. Oi Maria Beatrix!
    Nossa! É justo sobre essa Natal dos anos 70 que me reporto com saudosismo. Natal mudou muuuito!
    Você não a reconhecerá!
    Obrigada pelas dicas sobre Nova York!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Valéria!
    Nada melhor e mais agradável do que este post sobre Natal para brindar o meu retorno ao seu blog, kkkk!!!! Gostei demais do seu texto que traz ao mesmo tempo, a realidade do presente; o saudosismo afetivo do passado e reflexões para pensarmos o futuro da nossa cidade. Parabéns pela escrita!!
    Beijãoooo.

    ResponderExcluir
  12. Oi Pat!
    Que bom que retornou a leitura do blog, espero que goste dos demais posts...Estou saudosista, não?

    ResponderExcluir
  13. Valéria
    então vc é de Natal? Amo essa cidade. Já visitei 3 vezes. E a última vez faz tempo...1998! Não existe lugar mais gostoso no Nordeste...adoro caminhar nas areias de Genipabu, na praia de Ponta Negra...boas lembranças e que saudades dessa terra e da paçoca!
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Oi Jorge!

    Ah! Faz tempo então, Natal mudou muito de lá para cá, mas as praias e a paçoca continuam deliciosas. Se inspire e volte para matar as saudades!

    ResponderExcluir
  15. Oi Tati, eu gostei de vir aqui...
    Natal deve ser linda, seu blog mais ainda.

    Obrigada por estar no Em Quantos, voltarei para ver mais.

    beijo.

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito do seu blog!
    Eu tenho uma pergunta, tal vez voce me pode dar-me um conselho curto.
    Sou alema e moro e estudo em Berlim (siencia do teatro). Meu marido é brasileiro mas ja vive mas do que 15 anos fora do pais. Temos duas criancas pequenas.
    Estamos pensando de mudar nos para o Brasil, mas temos ums preocupacoes.
    Aqui na alemanha estamos estabelicidos e temos uma vida boa. So que alemanha nao é brasil e especialmente no inverno frio nos setimos muita falta do sol...
    Mas eu nao sei como é no brasil.
    É dificil encontrar um trabalho bom em Natal?
    As criancas podem ir numa escola publica ou precisa ser uma escola privada, para eles podem estudar depois?
    Para mim, a educacao das minhas fihlas é o mas importante e aqui em Berlim é muito bom e é de graca. Entao em caso si se perde aqui o trabalho ou se tem um accidente etc. o governo paga o alugel e um salario basico ate se encontra outo trabalho.
    Nos vamos muito ao teatro e ao ballet para criancas e aos museos e outos eventos culturais.
    Eu nao sei, si no Brasil eu pudia encontrar um trabalho para pagar tudo isso, porque eu nao sei nada sobre os salarios ou sobre os precos das entradas dos eventos, sobre o preco do aluguel etc...
    Aqui p.e. um estudante recebe dinheiro do governo quando estuda (800 euros por mes). Meu marido é profesor de Yoga. Aqui é bem pago, mas eu acho que no Brasil nao vai dar para alimentar uma familia.
    Eu gosto alemanha, mas eu estive ums meses no Brasil e la me seti muito melhor do que aqui e ver as fotos de Natal faz muita saudade...
    De ferias nao quero ir ao Brasil. Gostaria ir para ficar.

    (desculpa meu portguese - eu estou aprendendo...)

    abraco de berlim
    Liebe Grüße aus Berlin

    ResponderExcluir
  17. Oi Sonia!
    Seja bem vinda ao meu blog!
    Natal é mesmo muito bonita e estou sempre mostrando por aqui o que temos de bom, volte sempre!

    ResponderExcluir
  18. Oi Mari!
    Responder a algo assim requer muito cuidado!
    Partindo do príncipio que vocês estão bem estabelecidos aí, é uma questão delicada!
    Natal tem muitos atrativos naturais, mas não oferece por ex. os atrativos culturais que vocês dizem ter aí. Aqui para se dar uma boa educação aos filhos tem que ser em escola privada, a saúde também, se faz necessário pagar um bom plano de saúde para não sofrer nas filas dos hospitais públicos. Para o europeu que vem pra aqui aposentado por ex. e vem aproveitar o que a cidade tem de bom é uma coisa, vem com a moeda na vantagem de quase 3 para 1, do euro para o real. Para quem vem para trabalhar e ganhar em real fica mais complicado. Me desculpe dizer isso e tornar seu sonho um pouco cinzento, mas estou sendo realista. Os subsídios que os governos europeus fornecem, aqui existe apenas o de auxilio desemprego, de um salário mínimo durante 4 meses e só, não até encontrar novo emprego. Não existe este que você falou de 800 euros para um estudante ou o de aluguel. O governo daqui dá umas esmolas para as pessoas de baixa renda, pessoas que ganham no máximo um salário ou nem isso, de parece 45 reais por criança matriculada, é só uma esmola. Nada comparado ao valor daí. Se temos outros atrativos para vocês, temos por outro lado uma realidade muita dura. Nas grandes cidades é ainda pior principalmente pelos deslocamentos dentro delas e a grande violência. Bom, eu particularmente sonho em fazer o caminho inverso, não para a Alemanha que não sei dizer uma vogal, mas para a França, e com a aposentadoria de meu marido daria para ter uma vidinha mais ou menos por lá, mas só quando ele se aposentar. Obrigada pela presença em meu blog, lido em terras tão distantes. Volte sempre!Um abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  19. Oi Valéria,
    muito obrigada pela sua resposta rapida!!!
    Ajudou muito!!!
    A conclusao:
    1. Vou terminar primeiro os meus estudos (em 3-4 anos)
    2. depois vamos ao Brasil (Natal, claro) de prova (6 meses até um ano)
    3. depois disso vamos decidir si ficarmos no Brasil (e mandamos nossas coisas para la) ou si voltaremos para o Berlim, para nossa casa e nossa vida.

    Para a Franca nao posso dar ningum colselho. Fui ums vezes la, mas so como turista...
    Ir como um turista num lugar é sempre diferente.
    Si voces ainda nao escolheu um lugar na Franca:
    -as vezes ajuda o "google street view" para conhecer o lugar/a cidade melhor
    -entra em contato com pessoas residentes, eles podem dar conselhos importantes (onde é bom para morar e onde nao)

    Na europa conheco bem, fora de Berlim, so a cidade Marbella, que fica perto de Malaga no sul da Espanha.
    Trabalhei la 2 anos e conheci la na discoteca "Olivia Valere" o meo marido 10 anos atras.
    E um lugar bonito, seguro e chique. Porque tem muitas pessoas famosas tudo e limpo e tem lojas e restaurantes boas/boms. Especialmente no porto "Puerto Banus" tem muita gente pela noite e se pode passear...
    Aqui ums links:
    http://www.youtube.com/watch?v=X4a3NcwXsVM
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Marbella
    http://www.oliviavalere.com/

    Tambem tem cidades bonitas perto de la, como a Granada. La tem a famosa Alhambra:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Alhambra

    Muito obrigada de novo!!!
    E tudo de bom para a sua familia em Natal (depois na Franca ou tal vez em Marbella ;-) )

    Abraco da Alemanha

    ResponderExcluir
  20. Oi Mari!
    Que bom que já se decidiu, mas reforço que não quiz lhe assustar! É que as coisas têm que ser vistas com realidade. Acho que é sensato você terminar seus estudos e já vir preparada para uma profissão e não para subempregos. Natal tem recebido muitos estrangeiros e os recebe bem. É uma cidade um tanto tranquila! Quanto a mim ir para a França é um sonho para daqui há uns 2 anos e se der... Obrigada pelas sugestões mesmo assim! Um abraço e apareça por aqui pelo blog mais vezes!

    ResponderExcluir
  21. Valéria!
    Sua cidade é encantadora e estou decidida a morar em Natal. Voltei daí há dois dias, e já fui com essa visão de ir morar aí. Por favor, você sabe dar dicas sobre a melhor localização pra eu alugar um apartamento? Vou morar sozinha - na casa dos 30 rsrs trabalhando e me virando como posso - e gostaria de ficar num bairro/local onde seja tranquilo, onde eu eu esteja próxima de tudo, segura e eu possa sair a pé ou de carro. Me passa algumas dicas? Meu e-mail é lu_brasileira@yahoo.com - sem "br". Pode me chamar de Lu!Beijo e obrigada!

    ResponderExcluir
  22. Olá! Muito bom o Blog.
    Uma pergunta bem objetiva: como é a questão de emprego e salário em Natal? Há indústrias em Natal? Ouvi falar que se você não for concursado ou não for dono de comércio só lhe resta trabalhar com turismo. Há necessidade de fisioterapeutas na cidade? Achei meio caro a questão da moradia para comprar. Um abraço e obrigada.

    ResponderExcluir
  23. To pensando em montar uma loja de moveis de luxo em natal, para atender todo o nordeste, será que tem público, o aluguel de um ponto comercial de no máximo 100mt e muito caro.

    Obrigado, abraços Anddre NNeves.

    http:/www.americonevescadeiras.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá, adorei seu post.
    Eu e meu marido estamos de mudança para Natal em fevereiro.
    Você saberia me informar se conseguimos casa para alugar já mobiliada?
    Seu post nos ajudou muito na decisão, realmente parece ser um lugar incrivel.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostei de sua visita, volte sempre!

Postagens mais visitadas

SEJA BEM VINDO MARÇO

Texto e imagem de arquivo pessoal Os pingos da chuva lavam a alma na despedida do verão e no anúncio da nova estação, o outono que vem pintar com novas cores o mês da mulher, o mês da poesia. Seja bem vindo Março!

UM NOVO ANO

  Imagem do Google      Folheio o livro   Com cheiro de novo E com páginas em branco Onde escreverei com letras douradas E forjarei cada presente de meu futuro. Nele um novo recomeço Um tempo de renovação. De reinventar-se De transformar sonhos em realidade. É um novo ano que se inicia E por um breve momento Todos os corações em sintonia Darão boas vindas a ele. Um novo tempo que nos traz esperança em dias melhores. Por isso acreditemos nas novas possibilidades... E sejamos felizes!   Valéria     Um ano novo abençoado para todos nós!

COMO EU ME VEJO, COMO VOCÊ ME VÊ, COMO EU PENSO QUE VOCÊ ME VÊ... E COMO EU REALMENTE SOU!

Imagem do google           Abrindo um parêntese no blog onde a proposta é só escrever sobre coisas boas e belas, do que realmente eu gosto, hoje venho fazer considerações não tão simpáticas, é, não só de coisas boas é formada a vida... Então...           Assim diz Clarice Lispector, sou como você me vê ... Será? Tem alguns dias que ficamos perplexos em descobrir uma faceta até então desconhecida para todos de uma pessoa conhecida. De inicio ficamos perplexos, passado o susto inicial passamos a tentar decodificar sinais indicadores de tão triste passagem. Muitas vezes falamos com tanta propriedade sobre nós mesmos que demonstramos para os outros e para nós memos que conhecemos tudo o que somos, e de repente, bum! algo acontece, e como num surto aquilo que estava latente surge para quebrar a máscara, o disfarce. E fica a pergunta, mas como nunca percebemos isso?!          Para Carl Rogers, somos o que somos, e não aquilo que devemos ser. ..Será? É muito importante a percepção que tem