Pular para o conteúdo principal

VOCÊ É UM TURISTA RESPONSÁVEL?

         
         Como viajar é uma coisa que adoro fazer, me chamou a atenção, viajando pela net no site da SNCF(Société Nationale des Chemins de fer Français) um concurso para encontrar um turista responsável, não, infelizmente eu não estava olhando passagens de trem de Paris para destino algum, encontrei o referido concurso dando uma olhada no jornal Le Fígaro. Achei a proposta no mínimo diferente, é inusitada e muito interessante para os dias atuais. E não é que eles encontraram a tal viajante! No final de 2010 eles premiaram Catherine B. por praticar um turismo sustentável. Mas o que seria um turismo sustentável, responsável?
        Quando saímos em viagem por aí para nos divertir, explorar novos lugares deveríamos, principalmente hoje em dia em que se fala tanto sobre o aquecimento global e os desdobramentos no clima mundial, nos tornar cientes e conscientes do impacto do turismo sobre o meio ambiente afinal ele pode ser uma via de mão dupla e trazer conseqüências graves sobre o meio ambiente. Assim a SNCF lançou as 10 regras de ouro do turista/viajante responsável, que seriam:

Antes de viajar:

1-Escolher um modo de transporte mais ecológico (antes de partir compare o impacto ambiental dos diferentes meios de transporte através do Eco Comparateur e descubra o preço, duração e emissões de CO2 de sua viagem)
2-Compensar as suas emissões de CO2(vários programas ajudam a compensar sua viagem e apoiar projetos de luta contra o aquecimento climático)
3-Pesquisar sobre a cultura da região a ser visitada (aprenda algumas palavras do idioma antes de ir, sobre os hábitos culturais)
4-Preparar um mala de viagem ecológica (quilos a menos, uso de produtos ecológicos e não esquecer de deixar os eletrônicos em casa desligados e não em espera)
5-Escolher uma hospedagem onde são adotadas políticas ambientais, uma acomodação de qualidade e responsável

Durante a viagem:

6-Respeitar os costumes locais (respeitar o patrimônio cultural, não tocar obras de artes, cumprimentar, agradecer, dizer por favor, no Japão por exemplo tirar os sapatos antes de entrar em um local)
7-Descobrir e respeitar o meio ambiente (economizar energia elétrica e água, seja desligando as luzes e o ar, seja não trocando todos os dias as toalhas, seja no banho, utilizando bicicletas nos passeios...)
8-Dinamizar a economia local (comer, comprar alimentos e produtos locais)

Após a viagem:

9-Partilhar a sua experiência para inspirar mais viajantes responsáveis.
10-Mas acima de tudo se divirta... Prove que uma viagem responsável é sinônimo de respeito, prazer e simplicidade.

         A iniciativa é louvável e que tem algumas coisinhas que podemos fazer, isso tem, não?!
         E você se considera um turista responsável?

Comentários

  1. Legal o ponto de vista, mas a real é que se a gente parar para pensar, nenhum turismo é 100% ecológico, principalmente se o deslocamento é feito de avião (um dos meios de transporte mais contaminantes). Mas vale a pena tentar cumprir com algumas coisinhas, principalmente fomentar o comércio local e se divertir! :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Glenda!
    Finalmente você comentou, aparecia sempre caladinha!
    Pois é, é justamente esta a chave da questão para o SNCF(claro que com certa razão) provocar o questionamento e ter mais usuários no seu sistema de transportes, não é mesmo? Mas algumas atitudes dá para ter, a história do transporte aqui no Brasil imenso como é fica impraticável, mas tem mais coisas praticáveis...
    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Excelente postagem, coisas para se pensar em viagens ou não, afinal todos temos que nos engajar nesta causa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Jeanne!
    Existem pequenos hábitos que podem ser melhorados para fazer a diferença, para ontem,não?

    ResponderExcluir
  5. Oi Valéria, muito legal este post! Acho que sou sim uma turista responsavel, sigo quase todos os itens da sua lista. Mas na verdade, eu nunca escolho o trasporte mais ecologico, geralmente vou de aviao. Mas compenso isso andando muuuuuuito a pé quando chego na cidade heheeh

    ResponderExcluir
  6. Oi Juliana!
    A lista é do SNCF e eu assim como você também fora o transporte também me considero um tanto responsável.

    ResponderExcluir
  7. me considero sim, minha linda. viajo bastante e quando volto para casa, volto com tranquilidade de quem não atingiu de modo maligno a natureza. Quanto à blogagem coletiva, não somos grupos fechados, não. da próxima vez, se achegue para que a gente lhe conheça melhor, um grande abraço

    ResponderExcluir
  8. Oi Welze!
    Que bom! também tento fazer o melhor.
    Vou aparecer, obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Oi Valéria, amei seu blog!!! menina tudo de bom!!! sou formada em turismo e amo tudo o que está relacionado. Já estou te seguindo e add seu blog nos meus preferidos!! de uma olhada no meu blog que tem vários locais legais pra visitar em Santiago tá??!!! bjs e obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana!
    Que bom que gostou!
    seja bemvinda e volte sempre. Sempre te visito e vou pegar suas dicas para Santiago.

    ResponderExcluir
  11. oi valeria, obrigada por passar la no blog. adorei o seu. to acompanhando... :) beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Cintia!
    Vamos fazer uma conexão Natal- Fortaleza- Londres... rsrs

    ResponderExcluir
  13. Olá Valéria, é uma questão importante e muito na moda, embora raramente pensemos nela na prática.

    Na minha primeira viagem à Europa fiquei surpreso com a quantidade de ações sustentáveis, por assim dizer, por parte de companhias de trem, avião e redes de hotéis. Claro que muitas são apenas ações de marketing ou simplesmente corte de custos, mas que já ajuda, isso ajuda!

    um abraço e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  14. Oi Ronaldo!
    Achei interessante a reportagem quando vi, afinal aqui não vemos sequer o embrião de uma inciativa desse porte. Seria bom, não?
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostei de sua visita, volte sempre!

Postagens mais visitadas

SEJA BEM VINDO MARÇO

Texto e imagem de arquivo pessoal Os pingos da chuva lavam a alma na despedida do verão e no anúncio da nova estação, o outono que vem pintar com novas cores o mês da mulher, o mês da poesia. Seja bem vindo Março!

UM NOVO ANO

  Imagem do Google      Folheio o livro   Com cheiro de novo E com páginas em branco Onde escreverei com letras douradas E forjarei cada presente de meu futuro. Nele um novo recomeço Um tempo de renovação. De reinventar-se De transformar sonhos em realidade. É um novo ano que se inicia E por um breve momento Todos os corações em sintonia Darão boas vindas a ele. Um novo tempo que nos traz esperança em dias melhores. Por isso acreditemos nas novas possibilidades... E sejamos felizes!   Valéria     Um ano novo abençoado para todos nós!

COMO EU ME VEJO, COMO VOCÊ ME VÊ, COMO EU PENSO QUE VOCÊ ME VÊ... E COMO EU REALMENTE SOU!

Imagem do google           Abrindo um parêntese no blog onde a proposta é só escrever sobre coisas boas e belas, do que realmente eu gosto, hoje venho fazer considerações não tão simpáticas, é, não só de coisas boas é formada a vida... Então...           Assim diz Clarice Lispector, sou como você me vê ... Será? Tem alguns dias que ficamos perplexos em descobrir uma faceta até então desconhecida para todos de uma pessoa conhecida. De inicio ficamos perplexos, passado o susto inicial passamos a tentar decodificar sinais indicadores de tão triste passagem. Muitas vezes falamos com tanta propriedade sobre nós mesmos que demonstramos para os outros e para nós memos que conhecemos tudo o que somos, e de repente, bum! algo acontece, e como num surto aquilo que estava latente surge para quebrar a máscara, o disfarce. E fica a pergunta, mas como nunca percebemos isso?!          Para Carl Rogers, somos o que somos, e não aquilo que devemos ser. ..Será? É muito importante a percepção que tem