Pular para o conteúdo principal

PIERRE-AUGUST RENOIR - 25/02/1841

                  "Numa manhã um de nós já não tinha preto, e assim nasceu o impressionismo". Renoir

         Dentre todas as artes sempre destacamos nossas preferências, na pintura para mim nada se compara a Claude Monet e August Renoir. Em Limoges, França, no dia 25 de fevereiro de 1841 nascia Pierre-August Renoir um pintor revolucionário e um dos fundadores do movimento impressionista que trouxe para a pintura cenas do cotidiano, cheias de luz e cores brilhantes alegrando e dando mais vida a belas crianças, flores, paisagens de locais em que se sentia sentimentalmente ligado e mulheres de belos encantos e formas. Como ele mesmo dizia, por que não pintar o belo, "porque a arte não pode ser bonita? Há bastantes coisas desagradáveis no mundo". Assim eles, os impressionistas procuravam reproduzir de forma mais fiel a cor, o tom e o jogo de luz de algo belo e com a verdadeira intensidade que era transmitida do olho para a mente. Junto com Monet, seu amigo deram seus primeiros passos dentro do impressionismo e muitas vezes pintaram os mesmos temas.

               "Os temas mais simples são eternos... A mulher nua quer emergindo das ondas do mar, quer do seu próprio leito, é Venus ou Nini; e a nossa imaginação não pode conceber algo melhor".            
                                                                                                        Renoir

Le Moulin de la Galette, 1876, no Musée d'Orsay
    
Bouquet de Flores da Primavera, 1866,
Fogg, Art Museum da Universidade de Harvard

O Pescador, 1874

A trilha no capim alto, 1874, no Musée d'Orsay

Banhistas, 1887, Philadelphi Museum of Art

Mme. Charpentier e seus filhos, 1878,
Art Metropolitan Museum, New York

O almoço dos remadores, 1881, Phillips Memorial Gallery 

Rosa e Azul, 1881, MASP



Comentários

  1. Oi querida,

    Conheci e me impressionei com Monet em uma visita que fiz no MASP há anos atrás.
    Achei super bacana ver apenas traços de tintas olhando de perto e uma grandiosa obra ao ver de longe.

    Essas ilustrações são lindíssimas!
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Oi Flávia!
    Como seria a comemoração de aniversário de Renoir fiz o post, sua arte é muito limpa, alegre, linda, não entendo nada de arte, mas sinto... Essas ilustrações são de algumas das principais obras dele. Quanto a Monet você precisa ver um museu que existe em Paris o L'Orangerie, onde tem salas só com obras tomando toda a parede, ma-ra-vi-lho-so, são as Ninféias.Bjos

    ResponderExcluir
  3. adoro todos mas O Pescador, me é o predileto. bom final de semana

    ResponderExcluir
  4. Oi Welze!
    De bater o olho e gostar a minha preferida também é O Pescador. Pra quem tem um olhar mais técnico pode ver maiores perfeições em outros, mas como olho acho que mais com o coração, O Pescador é lindo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostei de sua visita, volte sempre!

Postagens mais visitadas

SEJA BEM VINDO MARÇO

Texto e imagem de arquivo pessoal Os pingos da chuva lavam a alma na despedida do verão e no anúncio da nova estação, o outono que vem pintar com novas cores o mês da mulher, o mês da poesia. Seja bem vindo Março!

UM NOVO ANO

  Imagem do Google      Folheio o livro   Com cheiro de novo E com páginas em branco Onde escreverei com letras douradas E forjarei cada presente de meu futuro. Nele um novo recomeço Um tempo de renovação. De reinventar-se De transformar sonhos em realidade. É um novo ano que se inicia E por um breve momento Todos os corações em sintonia Darão boas vindas a ele. Um novo tempo que nos traz esperança em dias melhores. Por isso acreditemos nas novas possibilidades... E sejamos felizes!   Valéria     Um ano novo abençoado para todos nós!

A BELA ADORMECIDA MODERNA

Imagem do Google                       Para ela o sono da tarde é sempre bem vindo. Um sono reparador do dormir tarde e acordar cedo para ir para a aula. Naquele dia estava só, o silêncio e a tranqüilidade tomavam conta do apartamento. Seus pais haviam saído e os irmãos também, deixou a televisão ligada na programação vespertina. Tomou um banho e deitou. Logo adormeceu e ao fundo o som da TV foi sendo substituído pelo vazio logo povoado por seus sonhos. Assim as horas foram passando, a tarde se foi e as primeiras estrelas começaram a compor o belo cenário da noite. Lá dentro o escuro se fez, os cômodos que antes estavam claros pela luz do dia se encontravam agora mergulhados na escuridão causada pela ausência das pessoas. Com a noite instalada próximo de oito da noite chegam os pais. Estranham o escuro, mas apertam a campainha de som estridente que se fazia ouvir em todo o pequeno prédio de apenas seis apartamentos, nenhuma resposta. Batem na porta, nenhuma resposta. Insistem, nada.