Pular para o conteúdo principal

VOCÊ É QUEM EU PENSO QUE SEJA?

Imagem do Google

             Muitas vezes nos deparamos criando expectativas em relação às pessoas, as coisas e em muitas delas não imaginamos até que ponto o que pensamos sobre as pessoas terminam por forjá-las.
              Imagine que o espelho que reflete cada um de nós, reflete em perspectivas diferentes o nosso eu. Se somos vários que brincam de esconde-esconde nas profundezas de nosso inconsciente então até que ponto a percepção que os outros fazem de nós interferem no que cada um é, forjam este ser. Muitas pessoas nem desconfiam de nossas fraquezas mais íntimas e percebem em nós características positivas ou não, verbalizam este pensar e vamos aos poucos introjetando, ‘contaminando’ nossas percepções de nós mesmos e de repente vários eus se veem em conflito, brigando para ser o mais evidente, ainda mais quando o que acham de nós é um traço de personalidade que é interessante,que tem valor para nós e aí vamos assimilando-o, sedimentando-o e por sorte melhorando como ser humano. Infelizmente o contrário também acontece e vamos aos poucos criando uma má avaliação de nós mesmos, uma desconfortante imagem refletida no espelho nos tornando incapazes de enfrentar os desafios da vida. Daí estarmos atentos à nossa responsabilidade quanto a importância pelo respeito, pela consideração que devemos ter para com o outro, pautados na empatia, na amizade e no amor.

Comentários

  1. É bem interessante isso! E por mais autênticas que sejamos, sempre há que imagine diferente,né?beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. OI VALERIA..TUDO BEM??

    ACHEI BEM INTERESSANTE SEU TEXT.

    DIZEM QUE VEMOS NOS OUTROS O NOSSO EU REFLETIDO.

    ACHO QUE NUNCACONHECEREMOS DE FATO O OUTRO.

    VAMOS NOS DAR POR SATISFEITO SE CONSEGUIRMOS NOS CONHECER..NOMEAR OS NOSSOS SENTIMENTOS.
    ISSO JA SERA UM GRANDE PASSO DADO.

    UM BEIJO...

    ResponderExcluir
  3. Mto interessante o texto... é por isso que prefiro dar ouvidos as boas características que me apontam, assim tbm cresço com elas.

    bjkas

    ResponderExcluir
  4. Oi Valéria.
    Aceitação incondicional é que enquanto terapeuta exercitamos na prática. É dificil não se julgar, mas na medida em que nos percebemos com mais clareza, não projetamos nos outros nossos referenciais, ou seja não nos misturamos tanto. É realmente muita responsabilidade, que muitos não se dão conta, principalmente, os pais, da necessidade de cautela nas palavras.
    Bela reflexão.
    Boa semana.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Val que texto bom...
    acredito que somos medrosos em olhar direto no espelho da alma,temos a mania de colocar panos e lentes que tapam nossos defeitos e hajam dedos apontados para os outros.Somos o que acreditamos ser, medíocres ou geniais,ricos ou pobres de espírito, o mostruário é grande e a escolha é nossa.
    beijos e um ótimo fds pra vc também!

    ResponderExcluir
  6. Por isto, por esta multiplicidade de faces que possuímos, é que nem a nós conhecemos efetivamente! Mas é disto que somos construídos, acredito: de pedaços, que exibimos em diferentes situações e para diferentes pessoas. E não adianta nos preocuparmos como estão nos vendo, se desconfiam ou não daquilo que não exibimos: nem sempre o que exibimos é visto, que dirá!
    Belo texto!
    Bjssssssssss, quérida!

    ResponderExcluir
  7. Oi Valéria, mto bom seu texto.
    Um convite à reflexão...
    tão mais fácil apontar o dedo ao invés de olhar para o espelho
    bjo

    ResponderExcluir
  8. Oi Valéria,
    Seu texto me fez me lembrar do pai de minha filha, que me deixou com ela ainda na barriga. Foi uma grande decepção, mas hj eu olho e vejo que o problema foi bem menos dele do que meu, pois eu vi nele um príncipe, eu projetei uma pessoa que jamais ele poderia ser. Ele era apenas um perdedor e vai morrer sozinho e perdedor.
    Hj eu tenho muito medo de desejar que as pessoas sejam aquilo que eu desejo delas, pois não podemos mudar as pessoas, só podemos mudar a gente mesmo e ainda assim com grande esforço.
    Falei d+...
    :)
    Beijos 1000 e um final de semana maravilhoso para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  9. Valeria,é interessante ver como a blogosfera está conectada!Vim do blog do Lu Cidreira e ele fez um post sobre a auto estima e agora venho aqui e me deparo com todo esse ensinamento de vida!Linda poesia e valiosa!Bjs e bom fds!

    ResponderExcluir
  10. Uma ótima reflexão Valéria, acho difícil conhecermos alguém apenas pelas partes que vemos, até pq aos olhos de cada um elas podem parecer diferentes, causar outras impressões.
    Eu já aprendi a não esperar muito dos outros e nem de mim mesma, afinal isso é se cobrar, cobrar os outros e tb se machucar.
    Acho que aos poucos ainda estamos conhecendo a nós mesmos, pois passamos tanto tempo nos vendo pelos olhos dos outros que quase esquecemos nossa verdadeira identidade.
    Beijos e ótimo fim de semana amiga!

    ResponderExcluir
  11. Mania de rotular as pessoas, de fazer comparações, de esperar delas o que não podem ou não querem dar... Todo cuidado é pouco. Cada um é um e sabe de si. Ou, às vezes, nem isso.
    Eu, por exemplo, com todos os meus entas ainda descubro em mim coisas que não sabia serem minhas...
    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Excelente abordagem com reflexão Valeria,a unicidade do outro.Não é dificil encontrar pessoas que vivem e fazem tudo como se assim alimentasse a concepção que se tem dela.Terrivel,pois cedo esta mascara caí e tras consigo a decepção, a angustia.Saber respeitar e aceitar o que se é, torna-se fundamental,para uma relação equilibrada e respeitadora das limitações.Permitir que cada um se descubra e seja dono de seu ser e estar.
    Belo trabalho amiga.
    Carinhoso abraço.
    Um belo fim de semana com paz e alegria na familia.

    ResponderExcluir
  13. Expectativas sobre tudo eh ruim nao eh msm?!
    Parabens pelo texto..espero que goste do meu cantinho tbm!
    Forte Agape! Com carinho, Menina.

    ResponderExcluir
  14. Ei Valéria
    Excelente texto, você é muito profunda. Às vezes diante de determinados temas ou assuntos ficamos sem palavras complementares ou argumentos, só o que sabemos é que aquelas palavras deixaram uma mensagem e tanto.
    Bjo

    ResponderExcluir
  15. Pura verdade cada um vejo como quer...ou como convém.
    Beijo Lisette

    ResponderExcluir
  16. Oi Val!!!

    Uma texto inteligente e uma avaliação bem psicológica, mas como diz Lao-Tsé "A alma não tem segredo que o comportamento não revele". Também dizem que é melhor não criar expectativa em relação as pessoas que convivem ao redor porque é melhor ser surpreendido do que decepcionado. Mas educação e respeito deve ser a base de todas relações humanas.
    Tenha um feliz fim de semana!!!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Valéria!
    Que reflexão acabo de fazer, viu?!
    Olha, muitas pessoas nem imaginam o tamanho da minha timidez por trás de uma mulher alegre, descontraída. Acho que essa foi a forma que encontrei de driblar.
    As pessoas realmente não demonstram totalmente o que são.
    Ótimo texto.
    Bom domingo.
    Xeros

    ResponderExcluir
  18. Adorei a reflexão Valzinha querida. Nós temos vários lados e vivemos em constante mudança, por isso temos que estar cientes de que as outras pessoas tbm são assim, por isso temos que ter cuidado pra num criar expectativas, pois ninguém está aqui pra satisfazer as expectativas de ninguém.

    Linda semana pra vc, bjos de luz e carinho.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia,Valéria!!

    Que bela reflexão amiga!!!Temos que ficar atentos, quem não se conehce bem, acaba sendo infuênciado pela visão do outro!
    E nem sempre condiz com a verdade,né?!
    Sabes o que vejo em ti(podes me dizer se errei!rs)?
    Alguém que busca melhorar todos os dias.Que procura aprender com os erros e que gosta de compartilhar o que tem de melhor dentro de si.
    Beijos!!!!Ótima semana!

    ResponderExcluir
  20. Da mesma forma que ocultamos o que não gostaríamos de expor, outros assim agem. Pode ser fruto de timidez, de cautela, o que é normal. Mas também existe a vontade de enganar, o que é por demais perigoso em qualquer tipo de relação.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  21. Valéria
    Mais uma maravilhosa postagem.
    Precisamos nos policiar sempre antes de criar expectativas em relação ao outro.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostei de sua visita, volte sempre!

Postagens mais visitadas

SEJA BEM VINDO MARÇO

Texto e imagem de arquivo pessoal Os pingos da chuva lavam a alma na despedida do verão e no anúncio da nova estação, o outono que vem pintar com novas cores o mês da mulher, o mês da poesia. Seja bem vindo Março!

UM NOVO ANO

  Imagem do Google      Folheio o livro   Com cheiro de novo E com páginas em branco Onde escreverei com letras douradas E forjarei cada presente de meu futuro. Nele um novo recomeço Um tempo de renovação. De reinventar-se De transformar sonhos em realidade. É um novo ano que se inicia E por um breve momento Todos os corações em sintonia Darão boas vindas a ele. Um novo tempo que nos traz esperança em dias melhores. Por isso acreditemos nas novas possibilidades... E sejamos felizes!   Valéria     Um ano novo abençoado para todos nós!

COMO EU ME VEJO, COMO VOCÊ ME VÊ, COMO EU PENSO QUE VOCÊ ME VÊ... E COMO EU REALMENTE SOU!

Imagem do google           Abrindo um parêntese no blog onde a proposta é só escrever sobre coisas boas e belas, do que realmente eu gosto, hoje venho fazer considerações não tão simpáticas, é, não só de coisas boas é formada a vida... Então...           Assim diz Clarice Lispector, sou como você me vê ... Será? Tem alguns dias que ficamos perplexos em descobrir uma faceta até então desconhecida para todos de uma pessoa conhecida. De inicio ficamos perplexos, passado o susto inicial passamos a tentar decodificar sinais indicadores de tão triste passagem. Muitas vezes falamos com tanta propriedade sobre nós mesmos que demonstramos para os outros e para nós memos que conhecemos tudo o que somos, e de repente, bum! algo acontece, e como num surto aquilo que estava latente surge para quebrar a máscara, o disfarce. E fica a pergunta, mas como nunca percebemos isso?!          Para Carl Rogers, somos o que somos, e não aquilo que devemos ser. ..Será? É muito importante a percepção que tem