Pular para o conteúdo principal

POESIAS

Um dia desses, uma amiga me enviou por e-mail um poema de Adélia Prado "Quanto jeito que tem de ter amor", lindo... dias depois, na minha leitura diária do blog Conexão Paris, alguém citou outro poema "Casamento", e eu fiquei curiosa... daí comecei a pesquisar sobre essa mulher de tanta sensibilidade expressa de forma tão limpa, clara, que me deixou apaixonada. E como sinto que assim como eu, deve existir muita gente que apenas a conhece de nome, decidi começar homenageando-a, publicando um poema seu (me identifiquei com ele, rs,rs).
A bela adormecida
Estou alegre e o motivo
beira secretamente a humilhação,
porque aos 50 anos
não posso mais fazer curso de dança,
escolher profissão,
aprender a nadar como se deve.
No entanto, não sei se é por causa das águas,
deste ar que desentoca do chão as formigas aladas,
ou se é por causa daquele que volta
e põe tudo arcaico como matéria da alma,
se você vai ao pasto,
se você olha o céu,
aquelas frutinhas travosas,
aquela estrelinha nova,
sabe que nada mudou.
O pai está vivo e tosse,
a mãe pragueja sem raiva na cozinha.
Assim que escurecer vou namorar.
Que mundo ordenado e bom !
Namorar quem ?
Minha alma nasceu desposada
com um marido invisível.
Quando ele fala roreja,
quando ele vem eu sei,
porque as hastes se inclinam.
Eu fico tão atenta que adormeço
a cada ano mais.
Sob juramento lhes digo:
tenho 18 anos. Incompletos.
Adélia Prado

Comentários

  1. Valéria, você começou seu blog lindamente, com confissões e Adélia Prado, não poderia ter início melhor!!!!! Gostei demais!!!

    Abraços, da sua já leitora,
    Patrícia.

    ResponderExcluir
  2. Ah, amiga A poesia não é mesmo uma linda forma de deixar que a alma fale ao invés da gente? É realmente encantadora a leveza com que Adelia Prado lida com as palavras, tens toda razão na admiração. E eu me encanto com a sua sensibilidade, minha querida. Um abraço. (...e obrigada pelo carinho no meu Blog)

    ResponderExcluir
  3. Oi Ivana!

    A poesia é nada mais do que falar com o coração e Adélia o sabia fazer muito bem. Você também!
    Obrigada pela visita!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostei de sua visita, volte sempre!

Postagens mais visitadas

SEJA BEM VINDO MARÇO

Texto e imagem de arquivo pessoal Os pingos da chuva lavam a alma na despedida do verão e no anúncio da nova estação, o outono que vem pintar com novas cores o mês da mulher, o mês da poesia. Seja bem vindo Março!

UM NOVO ANO

  Imagem do Google      Folheio o livro   Com cheiro de novo E com páginas em branco Onde escreverei com letras douradas E forjarei cada presente de meu futuro. Nele um novo recomeço Um tempo de renovação. De reinventar-se De transformar sonhos em realidade. É um novo ano que se inicia E por um breve momento Todos os corações em sintonia Darão boas vindas a ele. Um novo tempo que nos traz esperança em dias melhores. Por isso acreditemos nas novas possibilidades... E sejamos felizes!   Valéria     Um ano novo abençoado para todos nós!

A BELA ADORMECIDA MODERNA

Imagem do Google                       Para ela o sono da tarde é sempre bem vindo. Um sono reparador do dormir tarde e acordar cedo para ir para a aula. Naquele dia estava só, o silêncio e a tranqüilidade tomavam conta do apartamento. Seus pais haviam saído e os irmãos também, deixou a televisão ligada na programação vespertina. Tomou um banho e deitou. Logo adormeceu e ao fundo o som da TV foi sendo substituído pelo vazio logo povoado por seus sonhos. Assim as horas foram passando, a tarde se foi e as primeiras estrelas começaram a compor o belo cenário da noite. Lá dentro o escuro se fez, os cômodos que antes estavam claros pela luz do dia se encontravam agora mergulhados na escuridão causada pela ausência das pessoas. Com a noite instalada próximo de oito da noite chegam os pais. Estranham o escuro, mas apertam a campainha de som estridente que se fazia ouvir em todo o pequeno prédio de apenas seis apartamentos, nenhuma resposta. Batem na porta, nenhuma resposta. Insistem, nada.